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sexta-feira, maio 9, 2025
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Inteligência artificial: aposta do setor público para aumentar a produtividade

A Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma das principais apostas do setor público brasileiro para aumentar a produtividade nos próximos anos. De acordo com uma pesquisa global realizada pela Economist Impact e patrocinada pelo SAS, 70% dos servidores públicos do Brasil acreditam que a adoção de IA terá um impacto significativo na produtividade de suas organizações, com destaque para a melhoria nas áreas de tomada de decisões e análise de dados.

Embora as expectativas sejam altas, especialistas apontam que a falta de investimentos em infraestrutura tecnológica e a escassez de profissionais qualificados são desafios críticos para a plena implementação dessas tecnologias. Mesmo assim, muitos órgãos governamentais estão otimistas quanto ao potencial da IA para transformar a forma como as administrações públicas funcionam.

Otimismo entre servidores públicos

A pesquisa revelou que 52% dos servidores entrevistados destacaram a melhoria na tomada de decisões como o maior benefício da IA para o setor público. A análise de dados e a predição de cenários são áreas em que a IA já está sendo amplamente utilizada, com 58% dos participantes afirmando que essas ferramentas estão entre as mais adotadas nas suas respectivas instituições. A segurança cibernética, com 46% de adesão, também surge como um dos principais focos de investimento.

A pesquisa reflete a percepção de que, nos próximos três anos, a adoção de IA será cada vez mais intensa, principalmente em áreas como a gestão de dados, combate à fraude e aprimoramento da segurança pública. Para muitos, essas ferramentas são essenciais para que o governo brasileiro alcance novos patamares de eficiência e transparência.

Desafios que ainda persistem

Apesar do otimismo, a realidade da implementação de IA no setor público ainda está distante do ideal. De acordo com os dados da pesquisa, apenas 24% dos órgãos governamentais brasileiros já implementaram de forma ampla iniciativas de transformação digital, incluindo automação, análise de dados e modernização de processos administrativos. No entanto, uma parcela significativa, 22%, planeja implementar essas estratégias dentro de um ano, e 50% já iniciaram projetos em pequena escala.

A falta de investimentos, especialmente em treinamentos tecnológicos para capacitação de servidores, é apontada como um dos principais obstáculos para a adoção de IA. A pesquisa mostrou que 74% dos servidores públicos brasileiros classificam a escassez de programas de capacitação como um desafio crítico, um número bem superior à média global de 47,5%. Além disso, o Brasil enfrenta um problema ainda mais grave: a escassez de profissionais qualificados em tecnologia. Enquanto a média global de preocupações com essa falta de pessoal qualificado é de 41,5%, no Brasil, esse índice sobe para 68%.

Outro ponto de preocupação identificado pelos servidores brasileiros é o risco de vieses e “alucinações” da IA, que podem comprometer a precisão e a imparcialidade das decisões tomadas por sistemas automatizados. A pesquisa revelou que 36% dos entrevistados veem essas falhas como uma barreira significativa para a adoção da IA, número que é bem superior à média mundial de 19,8%.

Cultura e tecnologia como elementos-chave para o sucesso

O estudo também indica que, para que a IA realmente se torne uma ferramenta eficaz de aumento de produtividade no setor público, é fundamental que a cultura organizacional também se adapte às novas tecnologias. André Novo, Country Manager do SAS Brasil, destacou que a tecnologia sozinha não é suficiente para gerar ganhos de produtividade. “Entendemos que a tecnologia por si só não resulta automaticamente em um ganho de produtividade nos governos. Porém, se aliada a uma cultura flexível que se adapta a inovações, as melhorias incrementais na produtividade ao longo do tempo farão uma enorme diferença, convertendo-se em benefícios aos cidadãos”, afirmou.

De acordo com o relatório global “Reimagining the future of public sector productivity” (Reimaginando o futuro da produtividade do setor público), a combinação de uma forte infraestrutura tecnológica com uma cultura pública aberta à inovação e mudanças é essencial para que o setor público alcance os benefícios prometidos pela IA.

O que o futuro reserva para o setor público brasileiro?

Embora o Brasil ainda esteja em fases iniciais de implementação de IA, o setor público mostra-se promissor no caminho da transformação digital. A expectativa é que, ao superar os desafios relacionados a investimentos e capacitação, o uso da IA no setor público possa se expandir rapidamente nos próximos anos, trazendo maior eficiência, transparência e melhores serviços para os cidadãos.

No entanto, é importante lembrar que a integração bem-sucedida de tecnologias emergentes no setor público exige não apenas ferramentas avançadas, mas também um compromisso profundo com a mudança organizacional e com o treinamento contínuo de todos os envolvidos. Apenas dessa forma, o Brasil poderá colher os frutos da revolução digital e estabelecer um governo mais inteligente e eficiente para o futuro.

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