ERIKA RODRIGUES
O SAM (Segment Anything Model) é um novo modelo de inteligência artificial lançado pela Meta, que utiliza visão computacional avançada para identificar objetos em imagens e vídeos com grande precisão.
SA-1B é um conjunto de dados de um bilhão de máscaras de segmentação e 11 milhões de imagens, desenvolvido pela Meta em conjunto com o modelo de IA SAM. Ele é disponibilizado para fomentar a pesquisa em modelos de fundação para visão computacional.
A "Democratização da segmentação" é um termo usado pela empresa Meta para descrever a facilidade com que o novo modelo de inteligência artificial SAM pode recortar um objeto de qualquer imagem ou vídeo com um único clique.
Os prompts de entrada são instruções específicas que o SAM recebe para identificar o que deve ser segmentado em uma imagem ou vídeo. Esses prompts permitem que o modelo realize uma ampla gama de tarefas de segmentação sem a necessidade de treinamento adicional.
O SAM é altamente flexível e pode ser facilmente integrado a outros sistemas, recebendo solicitações de entrada de diferentes fontes. Por exemplo, ele pode receber a entrada de um usuário usando um fone de ouvido AR/VR para selecionar um objeto.
Uma das características mais impressionantes do SAM é sua capacidade de realizar a segmentação de objetos e imagens desconhecidos sem a necessidade de treinamento adicional.
O SAM apresenta saídas extensíveis, o que significa que suas máscaras podem ser usadas como entradas para outros sistemas de IA. Isso permite que elas sejam rastreadas em vídeos, habilitando aplicativos de edição de imagem, sendo levantadas para 3D ou usadas para tarefas criativas, como colagens.