17.4 C
São Paulo
quinta-feira, junho 20, 2024
InícioInfraestrutura e TIComo a modernização da infraestrutura de TI para médias e grandes empresas...

Como a modernização da infraestrutura de TI para médias e grandes empresas pode alavancar o crescimento

A modernização da infraestrutura de TI nas empresas é crucial por diversos motivos. Ela automatiza atividades, otimiza e impulsiona a eficiência do negócio e também dos colaboradores. Hoje em dia, ela não é mais uma opção, mas uma necessidade presente para empresas de médio e grande porte que buscam crescer de forma saudável e sustentável. 

Outro ponto importante que deve ser levado em conta é que, em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas inovadoras e ágeis têm melhor desempenho ao atender às demandas rapidamente.

De acordo com a projeção da consultoria IDC (International Data Corporation), o setor de tecnologia da informação brasileiro deve apresentar um crescimento de 12% em 2024, maior que a média da América Latina, que hoje é de 11%, superando até os Estados Unidos que registra 9%.  

Os números apresentados acima deixam claro sobre a importância de as empresas intensificarem seus investimentos em soluções em TI, agregando mais tecnologia a seus processos para se manterem competitivas, e, oferecer serviços de qualidade superior a seus clientes. 

Nessa linha de modernização da infraestrutura de tecnologia, um estudo levantado pela TNS Research aponta que as empresas que investem neste setor têm um aumento considerado em sua receita, e crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com as empresas que deixam os investimentos em tecnologia de lado.

infraestrutura de TI
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Pontos a serem levados em consideração neste estudo como Inteligência de Dados, Big Data e Mobilidade são considerados os serviços que mais se destacaram na pesquisa. Entre os benefícios do uso da tecnologia para as empresas estão otimização dos processos, redução de custos e agilidade nas tarefas.

Outro fator importante que deve ser levado em conta são as equipes bem treinadas e com acesso às tecnologias que conseguem tomar decisões embasadas, aproveitando ferramentas analíticas para estratégias já traçadas pelos líderes. Além disso, conseguem se comunicar com mais eficiência, podendo reduzir erros e facilitar a troca de informações.

Para muitas empresas, o investimento em tecnologia da informação possui um valor estratégico. Muitas companhias que investem e implementam soluções em TI têm mais facilidade de acompanhar os avanços tecnológicos e são mais capazes de inovar em diversos aspectos. 

Sabemos que esse é o caminho para que as empresas ganhem mais capilaridade e se tornem mais competitivas no mercado que atuam, pois, acompanhando e implementando tais tendências tecnológicas, os investimentos realizados passam a agregar valores às soluções oferecidas pela organização.

Por fim, sabemos que em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo e dinâmico, a modernização de toda infraestrutura tecnológica é essencial para o desenvolvimento em geral das pequenas e médias empresas. Desde a melhoria da infraestrutura tecnológica até enfrentar os desafios do mundo digital faz com que as empresas construam uma base sólida para o crescimento sustentável e a inovação contínua no futuro.

Renan Torres
Renan Torres
Renan Torres é Vice-presidente executivo (CSO - Chief Sales Officer) na Arklok Tecnologia. Profissional apaixonado por vendas e resultado.
Postagens recomendadas
Outras postagens