25.6 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024
InícioCibersegurançaDesafios de cibersegurança para 2024: Há algo novo?

Desafios de cibersegurança para 2024: Há algo novo?

A cibersegurança ainda é um grande desafio para as empresas. Não à toa, o assunto ficou entre os principais com maior probabilidade de levar a uma crise material em todo o planeta no ano de 2024, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial (FEM). Porém, esses desafios são comuns e exigem uma abordagem contínua e evolutiva.

A pesquisa Cybersecurity Outlook 2024, elaborada pelo FEM em parceria com a Accenture, sugere que, ao menos em termos substanciais, não há novidades significativas para o cenário de cibersegurança. No entanto, destaco aqui os principais problemas a serem enfrentados apontados no relatório.

Desigualdade entre empresas ciber-resilientes e não resilientes 

Apesar do aumento no número de empresas que declaram possuir controles mínimos de segurança, as pequenas e médias empresas ainda estão significativamente atrás das grandes organizações em termos de maturidade cibernética. Mais da metade delas admitem não possuir os controles necessários para operações críticas. 

cibersegurança
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Impacto das novas tecnologias

A introdução de novas tecnologias, como IA, trará tanto benefícios quanto desafios adicionais à cibersegurança. A expectativa é que estejamos constantemente um passo atrás dos atacantes, com preocupações específicas sobre o aumento do phishing, malware e deepfakes gerados por essas novas tecnologias. 

Escassez de talentos em cibersegurança 

A dificuldade em recrutar e reter talentos especializados em segurança cibernética não é uma novidade. No Brasil, por exemplo, há um déficit de mais de 200 mil profissionais, segundo dados da International Information System Security Certification Consortium (ISC2). Para suprir essa demanda, levará anos. 

Integração da segurança com o negócio

A aproximação entre as áreas de segurança e o negócio está se tornando mais comum, refletindo uma genuína preocupação. No entanto, a transformação do legado tecnológico e mudanças nos processos continuam sendo grandes obstáculos para a ciber-resiliência. 

cibersegurança
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Gestão de parceiros no ecossistema de segurança

Parceiros de segurança são ativos importantes, mas também representam desafios significativos. Mais da metade das empresas reconhecem não ter os controles adequados para avaliar os riscos de seus parceiros, e 41% relatam terem sofrido incidentes de segurança no último ano, aponta a pesquisa Cybersecurity Outlook 2024.

As empresas que conseguirem abordar esses pontos estarão em vantagem, embora seja impossível eliminar completamente os riscos. A chave está em encontrar um equilíbrio entre segurança e operações de negócios, reter talentos cruciais, modernizar sistemas legados e adotar novas tecnologias.

Os desafios de cibersegurança para 2024 não são radicalmente diferentes dos enfrentados nos anos anteriores. A aproximação entre as áreas de segurança e o negócio é um aspecto positivo, indicando um progresso na construção de uma cultura de segurança sólida. O importante é continuar avançando, mesmo que seja em pequenos passos, para garantir que as bases de segurança nas empresas permaneçam firmes e resistentes aos desafios futuros.

Fernando Malta
Fernando Malta
Mais de 15 anos de carreira em TI prestando serviços de consultoria em grandes empresas de diversos segmentos como Bancário, Telecom, TV a cabo, provedores de Internet, e-commerce, saúde e outros.
Postagens recomendadas
Outras postagens