Nesta sexta-feira, 19 de maio, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Direito Rio se tornará o epicentro das discussões sobre cibersegurança e crimes cibernéticos. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no YouTube a partir das 10h. O foco será debater os desafios emergentes e as soluções práticas para combater as ameaças cibernéticas em escala global, especialmente nos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Um encontro de especialistas e líderes globais
A conferência, intitulada “Segurança Cibernética e Crimes Cibernéticos: Entendendo os Desenvolvimentos Globais”, será mediada por Luca Belli, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio. Entre os participantes estão renomados especialistas internacionais como Ekaterina Martynova, professora da Higher School of Economics em Moscou, Sizwe Snail, professor da Universidade Nelson Mandela e ex-membro do Conselho do Regulador de Informações da África do Sul, Andrea Calderaro, professor do European University Institute e da Universidade de Cardiff, e Smriti Parsheera, fellow do projeto CyberBRICS.
A pauta: Desafios e soluções na cibersegurança
O evento promete explorar os recentes desenvolvimentos na área de segurança cibernética e cibercrime. A discussão terá como objetivo entender como as atuais iniciativas podem auxiliar no combate às ameaças cibernéticas. Segundo o relatório de 2023 do “Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil” (CERT.br), o número de incidentes cibernéticos tem aumentado exponencialmente, tornando essa questão uma prioridade global.
Durante o debate, os participantes buscarão respostas para perguntas críticas como: “De que maneira a tecnologia pode ser mal utilizada para ameaçar direitos fundamentais?” ou “Como os ataques cibernéticos podem ser atribuídos a atores específicos?”. Serão também abordadas questões como a adesão do Brasil à Convenção sobre Crimes Cibernéticos do Conselho da Europa, e o papel da ONU na criação de um entendimento comum sobre a segurança cibernética e o cibercrime.
Participação gratuita e transmissão ao vivo
O evento será realizado totalmente em inglês, sem opção de legendas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link disponibilizado pelo CTS da FGV Direito Rio. A transmissão ao vivo permitirá que executivos de TI e líderes em cibersegurança de todo o mundo participem e contribuam para as discussões.
Para se inscrever, basta clicar aqui.
Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.