22.1 C
São Paulo
terça-feira, dezembro 3, 2024
InícioColunistasTransformação Digital nos profissionais de TI

Transformação Digital nos profissionais de TI

A Transformação Digital é discutida amplamente pelas empresas, porém, sua implementação efetiva ainda enfrenta obstáculos significativos. Os departamentos de TI, frequentemente vistos apenas como centros de custo e suporte, estão no centro dessa transformação, necessitando uma mudança cultural para evoluir de meros prestadores de serviço para agentes de inovação dentro das organizações.

Vejo o movimento das empresas falando sobre a importância da Transformação Digital dentro de seus negócios, mas ainda pouco executada efetivamente por alguns motivos.

Primeiro, porque os Departamentos de TI, na maioria das vezes, ainda são vistos pela organização como uma área de despesas e um setor de ‘suporte’, e em vários casos, o departamento responde para um Diretor Financeiro, não tendo uma linha direta com o CEO.

Entendo perfeitamente que manter o ambiente tecnológico em pleno funcionamento é essencial para o negócio, mas esse não pode ser mais o único foco da área de TI. Se a empresa quer passar por uma Transformação Digital, a área de TI precisa ter uma mudança cultural para esse fim e dedicar uma parte do departamento para esse processo de transformação.

Desafios Culturais e a Evolução Necessária nos Profissionais de TI

Segundo, os profissionais de TI precisam mudar e se preparar para serem um agente de inovação e mudança cultural, deixando de pensar apenas em prestar suporte. Os profissionais precisam estar dispostos a fazer diferente para que a empresa entenda que não são meros ‘meninos da informática’.

Estima-se que o Brasil forme 53 mil pessoas em cursos de perfil tecnológico por ano. Só que, nesse período, o mercado requer, em média, 159 mil profissionais. Ou seja: a conta não fecha. Por isso, precisamos de especialistas que foquem em gestão cada vez mais.

O grande desafio da Transformação Digital é cultural dentro das organizações em toda a vertical de Diretoria e seus departamentos. Todos devem estar dispostos a fazer e apoiar a mudança. Porque o Departamento de TI deve ser um agente da mudança em conjunto com todas as áreas operacionais. Juntos e com o mesmo objetivo.

A mudança está dentro de cada profissional e na cultura geral da empresa.

E você, profissional de TI, está preparado para essa mudança?

Sua empresa está preparada?

Postagens recomendadas
Outras postagens