22.6 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 8, 2025
InícioPodcastTemporada Tech & TouchTech & Touch: Field Marketing e mensuração de resultados no B2B

Tech & Touch: Field Marketing e mensuração de resultados no B2B

A temporada Tech & Touch, apresentado por Felipe Navarro no portal Itshow, lançou o terceiro episódio da temporada trazendo uma pauta importante para líderes de marketing e TI: como mensurar o impacto real do field marketing e transformar dados em insights estratégicos no B2B.

Os convidados foram Carolina Venturini, Marketing Manager LatAm da Descartes Systems Group, e Felipe Vanni, Head de Marketing para Américas da Kaspersky. Ambos compartilharam práticas e desafios enfrentados na integração entre marketing, TI e vendas em empresas multinacionais.

Segurança de Dados

Logo no início, Carolina Venturini destacou o papel da segurança de dados e da conformidade regulatória no processo de captação de leads: “O primeiro passo é ter um formulário tech-friendly que também funcione como uma barreira inicial de segurança para os dados e para quem está se inscrevendo”

Ela também reforçou a necessidade de garantir o opt-in em conformidade com a LGPD, especialmente em estruturas multinacionais. Para a executiva, a validação de contatos dentro do CRM é um ativo estratégico para assegurar campanhas bem direcionadas.

Na sequência, Felipe Vanni apontou a integração entre TI e marketing como condição essencial para competitividade no setor de tecnologia: “É fundamental que exista uma definição muito clara dos objetivos quando falamos de integração entre TI e marketing. O time de TI domina tecnologia, arquitetura de dados e governança, mas precisa dos inputs do marketing para entender quais dados realmente são relevantes na jornada do cliente”

Segundo ele, a velocidade no acesso a dados confiáveis é vital para que marketing e vendas tomem decisões ágeis. Trabalhar com informações de um mês atrás, ressaltou, já significa perder timing e espaço para concorrentes.

04. TT BANNER 2

O host Felipe Navarro lembrou que, historicamente, marketing era visto como “shadow IT”, contratando plataformas sem envolvimento da área de tecnologia. Para ele, o desafio das empresas é saber o momento certo de conectar marketing, TI e vendas: “O desafio é entender qual é o momento certo de conectar marketing, TI e vendas para garantir que o stack de tecnologia esteja alinhado com o restante da empresa.

O episódio também mergulhou nos obstáculos de mensurar resultados de eventos presenciais em comparação com campanhas digitais. Enquanto as ações digitais permitem métricas rápidas, os eventos oferecem sinais mais sutis, que muitas vezes se perdem se não forem devidamente integrados ao CRM.

Felipe Vanni alertou para os riscos da automação genérica: “Assim como na inteligência artificial, muitas empresas usam a automação sem adicionar inteligência. O resultado é um processo robótico, que não gera valor real.

Outro aspecto discutido foi a comunicação com CFOs e líderes executivos. Para Navarro, não basta exibir dashboards ou métricas técnicas: “Assim como preparamos o pitch para o cliente, também deveríamos construir narrativas para os stakeholders internos, traduzindo métricas como MQLs e SQLs em uma linguagem acessível.”

O episódio ainda trouxe reflexões sobre a importância do equilíbrio físico-digital (figital), os desafios multiculturais na América Latina e o uso de inteligência artificial na mensuração de indicadores de marketing.

Field Marketing

Ao final, os convidados reforçaram que a evolução do field marketing depende de experimentação, transparência e da criação de narrativas que conectem dados a resultados concretos para vendas e liderança.

Banner IT Summit 970x250 59

Siga o Itshow no LinkedIn e assine a nossa News para ficar por dentro de todas as notícias do setor de TI e Cibersegurança!

Natália Oliveira
Natália Oliveirahttps://www.itshow.com.br
Jornalista | Analista de SEO | Criadora de Conteúdo
Postagens recomendadas
Outras postagens