17 C
São Paulo
terça-feira, abril 22, 2025
InícioColunistasWi-Fi 7 vs 5G Advanced: a batalha pela supremacia da conectividade

Wi-Fi 7 vs 5G Advanced: a batalha pela supremacia da conectividade

Pronto, lá vem ele plantando mais uma polêmica… Calma gente… Quem me conhece sabe que sou da paz e os meus artigos são igual filmes de Hollywood: no final tudo acaba bem!

O que confunde muita gente é essa sopa de letrinhas que temos nos versionamentos usados em diversas tecnologias. Mas quando falamos de Wi-Fi 7 e 5G Advanced, pense em uma versão mais evoluída para cada solução.

Por falar em cada solução, vou me adiantar pois aqueles que são mais técnicos podem achar que comparar essas duas tecnologias é estranho já que elas são destinados a usos semelhantes (comunicação de dados sem fio) porém cada uma se conecta com um tipo de dor diferente das organizações.

Mas a verdade é que quando falamos do futuro da conectividade, ambas competem pelo menos pela nossa atenção.

Bora entender um pouco dessas versões mais recentes de cada uma das tecnologias e como elas prometem transformar o mundo digital?

Wi-Fi 7: revolucionando a conectividade local

Que salto estamos vendo com o Wi-Fi 7 (802.11be) em relação às gerações anteriores! Vejam algumas características principais:

  • Os canais de transmissão de dados dobraram de largura (320 MHz)
  • Modulação avançada (4096-QAM)
  • A funcionalidade disruptiva chamada Multi-Link Operation (MLO)
  • Em tese, tudo isso pode entregar até 46 Gbps – 5x mais que o seu antecessor Wi-Fi 6!

Some tudo isso e pense que ao baixar um arquivo de 15 GB com Wi-Fi 7 você levaria 25 segundos mais ou menos. Já com Wi-Fi 6 seria um minuto praticamente. É como comparar um carro popular com um esportivo de alta cilindrada e turbo!

Mas a grande estrela do Wi-Fi 7 é o MLO que falamos acima. Pra viabilizar toda essa velocidade, essa funcionalidade permite que dispositivos se conectem simultaneamente usando todas as faixas de frequência disponíveis (2,4, 5 e 6 GHz) controlando qual fluxo de dados vai por qual faixa de acordo com os requisitos.

5G Advanced: a evolução móvel que promete transformação

Tá na hora da minha dose de pedrada… Mas se o 5G não está em pleno funcionamento, por que uma nova geração dele. É meus amigos, a tecnologia não para e está em constante evolução. Lembrem-se que no 4G tivemos o 4G+ e também 4,5G.

O 5G Advanced, ou 5,5G nada mais é do que uma dessas evoluções de geração intermediária que chega antes do 6G. Deve ser lançado comercialmente ainda este ano ou no início de 2026. A promessa de desempenho vem com velocidades de até 10Gbps e latência ultrabaixa de cerca de 1ms.

Uma funcionalidade muito esperada é o fatiamento de rede, ou network slicing. Ela permitirá a criação de redes celulares virtuais que possam ser customizadas para diferentes aplicações usando uma mesma infraestrutura física. Por exemplo, uma rede para conectar hidrômetros dos consumidores de água tem requisitos completamente diferentes de uma rede utillizada para transmissão de imagens de uma cidade em tempo real.

Olhando para as redes privativas, espero que possamos em um futuro próximo contar com o 5G Advanced e suas funcionalidades nesse tipo de solução. Com cada vez mais equipamentos conectados, a segurança, integridade dos dados, priorização de tráfego e garantias de serviços são desejos de uma shopping list para projetos de Indústria 4.0.

Um comparativo simples: se no 4G tínhamos um tempo de resposta da rede de cerca de 20ms, no 5G Advanced, com 1ms, o que é 200 vezes mais rápido que um piscar de olhos! Toda essa velocidade nos habilita a ter aplicações em tempo real mesmo que até poucos anos atrás eram impossíveis de existir.

Chegou a hora: a batalha direta – comparando desempenho

Como vimos acima os 46 Gbps do Wi-Fi 7 são bem superiores aos 10Gbps do 5G Advanced. Mas como velocidade não é tudo, o 5G Advanced sai na frente em termos de mobilidade e amplitude de cobertura enquanto o Wi-Fi 7 segue sendo uma solução restrita a ambientes específicos igual aos seus irmãos mais velhos.

Falando de latência temos quase um empate técnico pois enquanto o W-Fi 7 promete algo em torno de 1 a 2ms de tempo de resposta, o 5G Advanced crava 1ms. Pensando em jogos online e aplicações que requeiram tempo real, ambos atendem com louvor!

Já no quesito cobertura, o 5G Advanced é imbatível já que by design das redes celulares ele permite conectividade contínua em grandes áreas. Já o Wi-Fi 7 compensa com maior eficiência espectral e o custo por bit transferido menor .

Complementares, não competidores

Chegando no final do filme, a hora da verdade nos diz que essa batalha não tem um vencedor definitivo. As duas tecnologias devem ser complementares cada uma atendendo casos de uso específicos:

  • Ambientes corporativos: Wi-Fi 7 para redes internas de alta densidade, 5G Advanced para conectividade em campo, nos setores produtivos com tráfego de missão crítica e mobilidade
  • Uso doméstico: Wi-Fi 7 para conexões residenciais ultra-rápidas, 5G Advanced como alternativa, uplink ou backup
  • Espaços públicos: Combinação de ambas as tecnologias para máxima eficiência

O Brasil na era da hiperconectividade

A implementação dessas tecnologias no Brasil enfrenta desafios particulares. A recente sinalização da Anatel que a faixa de 6 GHz será dividida entre o uso para redes móveis e não licenciado abre caminho para o Wi-Fi 7. Essa divisão vem com o argumento de acompanhar a padronização que vem sendo adotada na maior parte dos países. Já com o 5G Advanced, ainda temos um longo caminho a percorrer com a implantação completa do 5G convencional.

As duas tecnologias juntas tem tudo para impulsionar a transformação digital do país, levando conectividade de qualidade para diversos setores. Para que isso ocorra, precisamos de um ambiente regulatório equilibrado e políticas públicas que incentivem tanto o desenvolvimento de infraestrutura móvel quanto de redes locais.

Um futuro interconectado

A pergunta não deve ser “qual tecnologia irá vencer?”, mas sim “como aproveitar ao máximo de cada uma delas?”. O Wi-Fi 7 e o 5G Advanced são partes complementares do mesmo futuro hiperconectado que se aproxima.

Empresas precisarão adotar estratégias híbridas, contando ambas as tecnologias em seus ambientes. Já nós consumidores nos beneficiaremos da combinação delas em diferentes contextos. E nós, profissionais de tecnologia, precisamos estar preparados para tomar a decisão mais adequada de qual solução usar baseado em cada caso de uso, implementar e gerenciar esse ecossistema cada vez mais complexo e interconectado.

A verdadeira batalha não é entre Wi-Fi 7 e 5G Advanced, mas contra as limitações do presente. E nessa batalha, ambos estão do mesmo lado — o lado do progresso.

Siga o Itshow no LinkedIn e assine a nossa News para ficar por dentro de todas as notícias do setor de TI e Telecom!

Mauro Periquito
Mauro Periquito
Engenheiro de Telecomunicações e Consultor de Tecnologia, com o objetivo de desenvolver e gerenciar projetos de transformação digital para indústria, utilities, mineração, agronegócio e operadoras de telecomunicações. Em sua trajetória profissional, tem como propósito traduzir as necessidades dos clientes em soluções customizadas.
Postagens recomendadas
Outras postagens