ERIKA RODRIGUES
O projeto VERTIGO, desenvolvido pela Thales Alenia Space, G&H e Leo Space Photonics R&D, demonstrou com sucesso um sistema de transmissão óptica de dados de alta potência.
Com o uso de amplificadores de alta potência G&H de última geração, o projeto VERTIGO conseguiu gerar e transmitir sinais de comunicação óptica transportando dados a 25 Gbps em um ambiente controlado, com uma potência óptica recorde de 97 W, abrindo caminho para transmissões de classe 100 W.
Em testes ao ar livre realizados no verão de 2022, a VERTIGO demonstrou uma transmissão recorde de 1 Tbps em um caminho óptico atmosférico de 53 km, mostrando a viabilidade da transmissão de sinais de telecomunicações em potência muito alta, mantendo a integridade dos dados.
Com os resultados do projeto VERTIGO, o próximo passo será direcionar um link de laser coerente em grande escala entre um satélite geoestacionário e uma estação terrestre.
Os links de alimentação óptica são considerados uma tecnologia muito promissora para atender aos futuros requisitos do sistema VHTS, e a VERTIGO ambiciona abrir caminho para sistemas de satélites e contribuir para manter a vanguarda tecnológica da UE e a competitividade da indústria.