22 C
São Paulo
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
InícioInfraestrutura e TIProjeto Europeu VERTIGO conclui transmissão de dados de telecomunicações via laser com...

Projeto Europeu VERTIGO conclui transmissão de dados de telecomunicações via laser com recorde de alta potência

A Thales Alenia Space, em parceria a G&H e Leo Space Photonics R&D, anunciou recentemente o sucesso do projeto VERTIGO, lançado em 2019, que teve como objetivo demonstrar um sistema de transmissão óptica de dados de alta potência no laboratório da Thales em Palaiseau, França. O projeto é crucial para o desenvolvimento de satélites de comunicação geoestacionários com links de alimentação óptica, que têm o potencial de aumentar significativamente a capacidade atualmente disponível e reduzir a exclusão digital até 2025.

O objetivo do projeto VERTIGO era demonstrar a geração e transmissão de sinais de comunicação óptica transportando dados a 25 Gbps em um ambiente controlado, com uma potência óptica recorde de 97 W, o que abre caminho para transmissões de classe 100 W. Esse resultado foi obtido dividindo um sinal óptico modulado em dois caminhos, cada um amplificado por meio de um amplificador de alta potência G&H de última geração e, em seguida, combinando de forma coerente as duas saídas do amplificador.

Além disso, em testes ao ar livre realizados no verão de 2022, foi demonstrada uma transmissão recorde de 1 Tbps em um caminho óptico atmosférico de 53 km. Isso prova a viabilidade da transmissão de sinais de telecomunicações em potência muito alta, mantendo a integridade dos dados, o que é necessário para o uso em enlaces ópticos de espaço livre em longas distâncias.

Com esses resultados, o próximo passo será direcionar um link de laser coerente em grande escala entre um satélite geoestacionário e uma estação terrestre. Os links de alimentação óptica são considerados uma tecnologia muito promissora para atender aos futuros requisitos do sistema VHTS, e a VERTIGO ambiciona abrir caminho para sistemas de satélites e contribuir para manter a vanguarda tecnológica da UE e a competitividade da indústria.

Os sistemas de satélite de próxima geração são fundamentais para reduzir o fosso digital e oferecer conectividade de banda larga para todos até 2025. A Thales Alenia Space e seus parceiros estão trabalhando para desenvolver tecnologias avançadas, como links de alimentação óptica, para tornar isso possível. O sucesso do projeto VERTIGO é um passo importante em direção a esse objetivo, e o uso dessas tecnologias de ponta pode mudar a maneira como nos conectamos e nos comunicamos em todo o mundo.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens