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segunda-feira, junho 16, 2025
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Os Agentes de IA iniciam de fato uma revolução? 

Recentemente, tratei em um artigo sobre como a Inteligência Artificial (IA) saiu de um dos componentes Transformação Digital para se tornar uma peça-chave com o potencial de escalar operações das empresas. A IA está tão em voga que qualquer evento de negócio ou tecnologia, IA é um tema central. Recentemente, participei de um painel em São Paulo com outros gestores de tecnologia onde o tema era a revolução dos agentes de IA. Se você ainda não recebeu informações sobre agentes de IA, siga aqui para mais alguns detalhes.

Os agentes de IA, diferentemente dos copilotos, podem executar tarefas e tomar decisões sem necessidade de intervenção humana. Essa característica pode trazer mais produtividade e eficiência operacional para as empresas e as possibilidades se tornam quase que ilimitadas. Segundo um dos painelistas, não há nada onde um agente de IA não possa ser aplicado, mas inicialmente o foco está nas tarefas repetitivas e operacionais.

Qual o estágio atual da adoção de IA nas empresas?

Durante o painel, foi realizada uma pesquisa iterativa rápida entre os gestores participantes e alguns números interessantes foram apresentados:

  • 39% das empresas já incorporaram IA em alguma das suas operações;
  • 30% ainda estão explorando os conceitos iniciais;
  • 31% estão realizando POC ou tem um produto prestes a entrar em produção

A proximidade dos números trouxe um componente interessante ao painel, pois os diferentes estágios de adoção e até do uso mais avançado mostrou que IA não é apenas uma tendência e os exemplos dos usos de caso das empresas realmente demonstrou o potencial da IA de se tornar parte essencial da operação das empresas.

E os desafios para implementação de IA?

Ainda com dados da pesquisa iterativa, 60% dos participantes indicaram que a falta de organização de dados e a dificuldade para justificar o retorno de investimento (ROI) como os principais entraves para a adoção de ferramentas de IA. Outros itens mencionados foram: escassez de talentos e parceiros confiáveis para implementação de IA.

Foi apontada ainda a necessidade de treinamento amplo para os colaboradores como motivador para quebrar a barreira da falta de conhecimento e visão estratégica sobre a tecnologia. Complementando, empresas que possuem uma comunicação clara e uma cultura de inovação podem ter menor impacto da resistência interna.

Onde a IA pode impactar positivamente?

Os participantes indicaram com mais de 30% que áreas de operação e atendimento ao cliente são aquelas cujo potencial é mais elevado para ter efeitos positivos da implementação de IA, uma vez que essas áreas são extremamente importantes para eficiência operacional e satisfação dos clientes. Uma outra aplicação bem citada foi na análise de dados, onde os agentes podem fornecer informações que apoiam na tomada de decisões.

Por onde começar?

É importante iniciar pequeno e focar nas áreas internas como por exemplo RH e TI, caso sua empresa esteja ainda nos estágios iniciais. Se o apetite para o risco for mais alto, uma boa avaliação de impacto x benefício deve ser realizada para apoiar a decisão sobre onde se deve iniciar a implementação.

Começar com projetos menores permite o aprendizado e ajuste nas estratégias nas empresas antes de escalar a tecnologia para produtos externos. Além da priorização dos temas, investir em um programa de letramento em IA é essencial para impulsionar a tecnologia. Como alicerce de toda essa jornada, a empresa já precisa possuir uma boa governança de dados implementada, a fim de garantir a qualidade e segurança das informações a serem consumidas pelos agentes.

Como avaliar quais ferramentas a serem utilizadas?

Plataformas para criação e integração dos agentes de IA de diversos fabricantes foram lançadas com muita força desde o ano passado. É importante avaliar o custo x benefício, além da flexibilidade proporcionada pela plataforma. Lembrando que o uso de LLMs passará a ser tratado como commodite, uma vez que uma LLM pode atender a um estudo de caso, enquanto outras são recomendadas para outros usos. O ponto importante é que a plataforma seja adaptada às necessidades da empresa ou do processo de negócio e haja garantia que funcione de forma eficiente e escalável. 

E como manter a segurança no uso dos Agentes?

É necessário alinhar o uso os agentes de IA com os objetivos estratégicos da empresa, através da implementação de políticas e procedimentos específicos. Além disso, é necessário implementar ferramentas que garantam a proteção dos dados e sistemas consultados contra vulnerabilidades.

Adicionalmente, deve-se monitorar as interações dos agentes para garantir que estejam trabalhando dentro dos parâmetros definidos. Será necessário se atentar às leis em processo de aprovação no Brasil, em especial, o marco regulatório que pode trazer mais obrigações em relação à prestação de contas que as empresas terão que garantir em relação à tomada de decisão realizadas pelos agentes.

Há impacto no mercado de trabalho?

A automação dos processos proporcionada pelos agentes de IA liberará os colaboradores para se concentrar em tarefas mais estratégicas. Para se atingir esse potencial, é preciso reforçar o conhecimento dos colaboradores em temas de IA para que sejam preparados para trabalhar com IA e se acostumar a ter funções realizadas por IA. Afinal, a IA é uma ferramenta que complementa o trabalho das pessoas, permitindo o aumento de eficiência e a concentração em atividades de maior valor agregado nas empresas. 

Não devemos concentrar no potencial de redução de quadro, afinal, quantos departamentos tem backlogs intermináveis que agora poderão contar com trabalhadores virtuais para apoiar no tratamento dessas atividades que antes dependiam da contratação de mais pessoas ou projetos para serem realizadas?

Não é de hoje que a IA vem sendo aplicada nas empresas, mas estamos em um momento, onde as aplicações para pessoas e empresas atingiu uma massificação dados os recursos e ferramentas recentemente implementados. Ainda enfrentamos muito desafios em sua implementação, mas os benefícios possíveis estão mais tangíveis do que antes e apresentam mais opções, uma vez que não dependem exclusivamente de investimento próprio para realizar os treinamentos, agora podemos começar partindo de um caminho já trilhado por outros fornecedores ou empresas. 

Sendo assim, partindo de uma estratégia bem definida, combinada com um letramento digital em IA para seus colaboradores e um processo de governança de dados implementado, sua empresa pode mudar o modelo de operação com o uso de agentes de IA. Lembro que o investimento em IA requer um processo contínuo de investimento em tecnologia e também no treinamento das pessoas.

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Gustavo Giovanetti
Gustavo Giovanetti
Profissional experiente em Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, com mais de 20 anos de experiência em liderança de equipes, gestão de projetos de TI, infraestrutura e segurança da informação. Especialista em planejamento estratégico de TI, gestão de portfólio de projetos e gestão financeira. Possui conhecimentos técnicos em ITIL, COBIT, ISO 27002, Cloud, PMBOK, Scrum e SAFe. Líder natural com habilidades em comunicação, resolução de conflitos e tomada de decisão.
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