17.3 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024
InícioUncategorizedBBTok: nova variante do malware bancário preocupa 40 bancos no Brasil e...

BBTok: nova variante do malware bancário preocupa 40 bancos no Brasil e México

A Check Point Research (CPR) divulgou recentemente a identificação de uma variante atualizada do malware bancário BBTok. Essa variante tem a capacidade de imitar as interfaces de mais de 40 instituições financeiras no Brasil e no México, com o objetivo de induzir usuários a fornecer códigos de autenticação de dois fatores ou números de cartão de pagamento.

Os desenvolvedores do BBTok têm aprimorado suas técnicas, utilizando e-mails de phishing mais sofisticados e uma gama diversificada de tipos de arquivos para infectar sistemas, incluindo extensões como ISO, ZIP, LNK, DOCX, JS e XLL.

De acordo com Sergey Shykevich, da CPR, houve um aumento de 8% nos ataques cibernéticos em todo o mundo este ano. Na América Latina, o foco ainda está em malware bancário, com o objetivo principal de obter informações financeiras.

O método mais comum de distribuição do malware ainda é o e-mail. Um relatório recente da Check Point Software revelou que 55% dos arquivos maliciosos no Brasil foram entregues por meio deste canal nos últimos 30 dias.

Para reduzir os riscos, os usuários devem:

1. Desconfiar de e-mails de redefinição de senha: é mais seguro acessar o site diretamente para fazer qualquer alteração de senha.

2. Não compartilhar credenciais: mantenha suas informações pessoais seguras.

3. Examinar o idioma do e-mail: qualquer irregularidade pode ser um indicativo de tentativa de phishing.

A variante atualizada do BBTok é uma preocupação para a segurança financeira dos usuários no Brasil e no México. A melhor abordagem é a prevenção, por meio da educação e da vigilância contínua.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens