23.2 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioLiderança de TIGustavo Araujo revela desafios e inovações em TI para 2024

Gustavo Araujo revela desafios e inovações em TI para 2024

Gustavo Araujo, CIO na Distrito, compartilhou insights valiosos em entrevista exclusiva ao Itshow sobre o cenário de tecnologia da informação para 2024. Após enfrentar desafios significativos em 2023, com empresas readequando operações e buscando eficiência operacional devido a cortes orçamentários, o foco agora se volta para a inovação. Araujo destaca que a inteligência artificial (IA) emerge como a próxima grande fronteira em produtividade e performance, impulsionando os CIOs a repensarem seus negócios.

Ele observa uma tendência crescente em direção a tecnologias emergentes como conectividade, sensores, IoT, e a utilização de blockchain no setor financeiro. A saúde também vê avanços com a interoperabilidade de sistemas, enquanto o agronegócio beneficia da maior conectividade e tecnologias como IoT para eficiência do plantio à colheita.

Araujo sublinha a importância de uma cultura inovadora para retenção de talentos em TI, enfatizando que a automação e IA irão remodelar as atividades profissionais. Ele prevê um aumento de investimentos em TI focados em IA, impulsionados pelo reconhecimento da tecnologia como um elemento essencial para o crescimento e adaptação dos negócios.

Baixe agora o guia de 100 líderes de tecnologia que você precisa acompanhar em 2024!

No que diz respeito à cibersegurança, ele ressalta a necessidade de reforçar as medidas de proteção, considerando o aumento do risco com a digitalização das empresas. Sobre a gestão de infraestrutura e redes, Araujo aponta para um equilíbrio entre cloud computing e soluções on-premise, ajustando-se às necessidades específicas de cada negócio.

Ao concluir, Gustavo Araujo, que também está na lista de 100 executivos de TI a serem seguidos em 2024, reforça que a inteligência artificial será um componente fundamental em diversos setores, transformando processos de pós-venda e pré-venda e otimizando operações em 2024.

Fernanda Martins
Fernanda Martins
Formada em Letras, com pós em mídias sociais, e redatora do portal de notícias Itshow. Já escreveu para vários blogs de cultura pop, produziu conteúdo no Facebook e no Instagram sobre literatura e até escreveu algumas fanfics pela internet. Hoje, se especializa em redação e usa suas habilidades de escrita crítica e literária para trazer mais sensibilidade aos textos e continuar fazendo o que ama.
Postagens recomendadas
Outras postagens