23.2 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioCibersegurançaCloud SecuritySegurança SaaS se torna prioridade para 80% das organizações, revela pesquisa

Segurança SaaS se torna prioridade para 80% das organizações, revela pesquisa

A Cloud Security Alliance (CSA), organização global voltada à definição de padrões, certificações e melhores práticas para um ambiente seguro de computação em nuvem, revelou que a segurança SaaS (Software as a Service) se tornou prioridade para 80% das organizações.

Os dados, divulgados na sexta-feira (02), foram recolhidos na pesquisa “SaaS Security Survey Report: 2024 Plans & Priorities” (Relatório de Pesquisa sobre Segurança SaaS: Planos e Prioridades para 2024), encomendada pela Adaptive Shield, empresa líder em Gerenciamento de Postura de Segurança SaaS (SSPM).

Homem sentado, mexendo no computador  no setor TI para representar a Segurança Saas.
Imagem gerada por Inteligência Artificial.

A CSA ouviu mais de 1.000 executivos e profissionais de segurança de alto nível de todo o mundo, a maioria de empresas norte-americanas. O objetivo era analisar incidentes relacionados a aplicativos SaaS e compreender como as organizações estão adaptando seus modelos de prevenção e detecção de ameaças para proteger seu ecossistema SaaS.

Uma constatação alarmante foi que 55% das organizações pesquisadas sofreram um incidente de segurança SaaS recente, que levou a problemas como ransomware, malware e violações de dados. A pesquisa revelou ainda que as estratégias e metodologias atuais de segurança SaaS, incluindo auditorias manuais e agentes de segurança de acesso à nuvem (CASB), parecem insuficientes, com 58% das organizações estimando que suas soluções atuais de segurança SaaS cobrem apenas 50% ou menos de seus aplicativos.

Este cenário instável levou a um aumento nos investimentos em recursos SaaS, com 66% das empresas ampliando seus investimentos em aplicativos SaaS e 71% aumentando os gastos em ferramentas de segurança para proteger esses aplicativos vitais. Nesse contexto, o SaaS Security Posture Management (SSPM) tem emergido como uma solução potencialmente eficaz.

Homem de pé no setor TI para representar a Segurança Saas.
Imagem gerada por Inteligência Artificial.

O estudo também destacou a necessidade de uma colaboração interdepartamental mais robusta na proteção dos aplicativos SaaS. Embora 68% das organizações estejam investindo mais em contratação e treinamento de pessoal de segurança, apenas 51% estabeleceram uma comunicação e colaboração adequadas entre as equipes de segurança e os proprietários de aplicativos.

Os resultados apontam para a necessidade de as organizações priorizarem a segurança SaaS e investirem em soluções como o SaaS Security Posture Management (SSPM) para garantir a proteção adequada de seus aplicativos. A pesquisa serve como um lembrete claro para a liderança de TI de que a proteção contra incidentes de segurança SaaS é essencial para uma estratégia de segurança cibernética robusta.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens