17.4 C
São Paulo
quinta-feira, junho 20, 2024
InícioTransformação digitalSerasa Experian oferece bolsas de estudo gratuitas em TI para jovens de...

Serasa Experian oferece bolsas de estudo gratuitas em TI para jovens de baixa renda

A Serasa Experian, em colaboração com a Gerando Falcões, anunciou seu programa de bolsas voltadas a jovens de baixa renda. A iniciativa tem o intuito de estimular a inclusão digital e facilitar o ingresso desses jovens no setor de TI, onde a demanda por profissionais qualificados continua a crescer.

Detalhes do programa 

Jovens utilizando computadores
Serasa Experian oferece bolsas de estudo gratuitas em TI para jovens de baixa renda 3

Para 2023, serão disponibilizadas 860 bolsas de estudos totalmente gratuitas para jovens carentes em várias partes do Brasil que desejam entrar no mercado de tecnologia e dados. As inscrições vão até esta terça-feira, dia 4 de julho, e as vagas são exclusivamente para jovens residentes em favelas que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio em instituição pública ou particular, sendo bolsistas. Os estudantes beneficiados pelo programa receberão uma ajuda de custo de até R$ 500 mensais.

Nesta etapa do projeto, o programa estenderá seu alcance a três regiões: a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, será agraciada com 112 bolsas de estudo, enquanto o Distrito Federal terá 120 bolsas disponibilizadas, e a zona leste da cidade de São Paulo, 112.

Os alunos terão ainda mentoria de carreira com profissionais da Serasa Experian, acompanhamento social e pedagógico individualizado, certificação do Senac ao final do curso e suporte para inserção no mercado.

Esta iniciativa faz parte do Programa Transforme-se da Serasa Experian, que visa desenvolver pessoas em situação de vulnerabilidade na área de programação. Além da zona leste de São Paulo, o programa já beneficiou a zona sul de São Paulo e a cidade de São Carlos. As próximas turmas acontecerão no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Florianópolis e Belém.

Perspectivas do setor para jovens das favelas

Serasa Experian oferece bolsas de estudo gratuitas em TI para jovens de baixa renda 02
Serasa Experian oferece bolsas de estudo gratuitas em TI para jovens de baixa renda 4

Paulo Gomes, gerente executivo de Sustentabilidade da Serasa Experian, destaca: “Queremos transformar a vida dos jovens da favela por meio da educação, quebrando barreiras para diminuir a desigualdade. Teremos uma abordagem completa, com conteúdo técnico consistente, desenvolvimento humano e atenção diferenciada para cada indivíduo, garantindo que possam extrair o máximo da oportunidade. Ao final, esses jovens estarão aptos a trabalhar em qualquer empresa ou área de tecnologia.”

Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões, complementa, enfatizando o papel crítico da tecnologia: “O mercado de tecnologia tem crescido a cada dia, e uma parceria como essa abre caminhos para que jovens moradores de favela tenham suas habilidades valorizadas e possam expandir a consciência, os colocando na trilha da inclusão produtiva. Fico muito feliz porque sei que centenas de oportunidades e possibilidades estão se abrindo para futuros brilhantes”

O programa já ofereceu 480 bolsas em suas edições anteriores e, surpreendentemente, mais de dois terços dos beneficiados conseguiram emprego na área ou aumento de renda em menos de seis meses após o curso.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens