22.8 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioTransformação digitalHalcyon: plataforma usa IA e machine learning contra ransomware chega ao Brasil

Halcyon: plataforma usa IA e machine learning contra ransomware chega ao Brasil

A Leadcomm anunciou o lançamento da inovação tecnológica no Brasil que promete ser um marco no combate ao ransomware: a Plataforma Halcyon. Com suporte de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), essa ferramenta pioneira desenvolvida pela startup Halcyon, e patrocinada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, promete mitigar os danos causados por ataques de ransomware, cujo prejuízo estimado no Brasil ultrapassa a marca dos 20 bilhões de dólares.

Sobre a Halcyon

Estabelecida em 2021, a startup Halcyon reuniu os melhores recursos e especialistas em segurança cibernética com um objetivo primordial: desenvolver uma solução eficiente que permitisse às empresas sobreviver a ataques de ransomware e continuar suas operações de forma normal. Com investimentos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e da Dell Technologies Capital, a Halcyon criou uma solução inovadora que se destaca por sua capacidade de funcionar como uma camada de proteção extra contra ransomware, atuando além das capacidades das soluções convencionais.

“Para empresas de todos os portes e setores, uma parada brusca nas atividades pode ser devastadora. Por isso, acreditamos que a Plataforma Halcyon atenderá empresas de todos os tamanhos e ramos de atividade no Brasil. Este lançamento é consistente com a missão da Leadcomm de buscar e oferecer ao mercado soluções disruptivas e modernas, especialmente daquelas empresas de nicho com potencial para liderança, como é o caso da Halcyon”, afirma Leandro Yañez, líder de inovações da Leadcomm.

Computadores para representar a plataforma Halcyon que usa IA e machine learning contra ransomware.
Imagem gerada por inteligência artificial.

Inteligência artificial e machine learning

A Plataforma Halcyon visa erradicar a ameaça do ransomware ao operar em um nível muito mais profundo do que as soluções existentes no mercado, que normalmente funcionam no nível do usuário. A Halcyon, por sua vez, opera no nível mais baixo do kernel (Ring 0), fornecendo uma conexão entre o hardware físico, representado pelo processamento de dados, e os programas em execução.

Ameaças globais de ransomware e o impacto no Brasil

Ataques de ransomware são uma ameaça global que afeta muitas empresas em todos os setores, especialmente no Brasil. Segundo dados divulgados na pesquisa anual X-Force Threat Intelligence Index da IBM, a América Latina é a quarta região do mundo com mais ataques de ransomware, sendo 67% desses ataques ocorrendo no Brasil. Em contraste, nos Estados Unidos, 50% das empresas foram atingidas por um ataque de ransomware em 2021, com um impacto financeiro estimado em 20 bilhões de dólares.

Cérebro tecnológico para representar a plataforma Halcyon que usa IA e machine learning contra ransomware.
Imagem gerada por inteligência artificial.

A constante evolução da Plataforma Halcyon

O diferencial da Plataforma Halcyon reside em sua capacidade de aprender e evoluir constantemente, utilizando IA e ML. Ao compreender o comportamento de um artefato malicioso que procura sequestrar um ambiente de trabalho digital, a plataforma analisa e bloqueia a ameaça. Caso ocorra alguma falha, ela é capaz de capturar as chaves de criptografia e realizar a descriptografia dos arquivos afetados, além de proteger o Shadow Copy do Windows. Uma vez assimilada pela plataforma, essa inteligência é compartilhada com todos os clientes da empresa, gerando um aprendizado orgânico e contínuo.

“Enquanto outras ferramentas do mercado podem bloquear alguns tipos de ransomware em certos pontos da cadeia de ataque, a Plataforma Halcyon é capaz de bloquear todas as ameaças em todos os pontos. Ela é a última linha de defesa”, conclui Leandro Yañez.

Com informações da Security Report.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens