23.2 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioCibersegurançaSimeon Utubor aborda desafios de segurança em Sistemas Ciberfísicos no Mind The...

Simeon Utubor aborda desafios de segurança em Sistemas Ciberfísicos no Mind The Sec 2023

São Paulo, SP – Em um momento crítico para a indústria de TI e Telecom, Simeon Utubor, Engenheiro de Vendas das Américas da Claroty, destacou os desafios e soluções em segurança para Sistemas Ciberfísicos (CPS) durante o Mind The Sec 2023, evento que termina amanhã no Espaço Transamérica.

Utubor iniciou sua apresentação abordando a diferença entre TI e TO. Enquanto a TI tradicionalmente prioriza a tríade CID – Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade, a TO se concentra mais em segurança, confiabilidade e produtividade. Esta distinção é essencial para compreender por que as estratégias de proteção de desktops e servidores diferem daquelas para dispositivos OT.

Um ponto destacado foi a limitação dos procedimentos de segurança em OT. Ao contrário da facilidade em aplicar patches em laptops para reforço de segurança, essa opção muitas vezes é inviável em um ambiente de produção OT.

palestra de Andrew Martinez no Mind The Sec 2023
Simeon Utubor fala sobre sistemas ciberfísicos no Mind The Sec 2023

Simeon Utubor alertou que as ferramentas tradicionais de segurança da TI podem não ser completamente adequadas para ambientes OT devido à especificidade dos dispositivos, onde abordagens comuns, como varreduras de vulnerabilidades, podem não ser aplicáveis.

Ao discutir os princípios-chave para a segurança em CPS, Utubor sublinhou a necessidade de visibilidade completa do ambiente OT, a integração eficiente das tecnologias de TI e OT e a adaptação de controles de segurança de TI em ambientes OT. Ele reforçou a importância da colaboração entre os stakeholders de TI e OT para garantir uma proteção eficaz, citando que a falta dessa integração é uma barreira significativa para a segurança de CPS.

Outra parte importante da palestra tratou da jornada de segurança de CPS, uma trajetória que começa com a integração dos stakeholders, passa pela obtenção de uma visibilidade completa dos ativos e culmina na segmentação adequada, enfrentando desafios como a falta de um inventário completo.

palestra de Andrew Martinez no Mind The Sec 2023
Simeon Utubor fala sobre sistemas ciberfísicos no Mind The Sec 2023

Ao citar o cenário de um hospital americano como exemplo, Utubor enfatizou que a segurança vai além dos dispositivos tradicionais e engloba sistemas críticos, incluindo elevadores e sistemas HVAC.

Ao concluir, o desafio lançado aos líderes de TI presentes foi garantir uma visão abrangente de seus ambientes e se dedicarem à proteção de todos os ativos fundamentais, reforçando que a segurança em sistemas ciberfísicos é mais do que imperativa – é uma necessidade.

Com o evento se aproximando do fim, os participantes do Mind The Sec 2023 saíram da palestra com uma perspectiva mais clara e profunda sobre os desafios e oportunidades em segurança ciberfísica.

Confira o último dia do Mind The Sec 2023 na cobertura completa das nossas redes sociais.

Fernanda Martins
Fernanda Martins
Formada em Letras, com pós em mídias sociais, e redatora do portal de notícias Itshow. Já escreveu para vários blogs de cultura pop, produziu conteúdo no Facebook e no Instagram sobre literatura e até escreveu algumas fanfics pela internet. Hoje, se especializa em redação e usa suas habilidades de escrita crítica e literária para trazer mais sensibilidade aos textos e continuar fazendo o que ama.
Postagens recomendadas
Outras postagens