22 C
São Paulo
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
InícioTransformação digitalConheça a estratégia omnichannel e quais as vantagens que ela traz para...

Conheça a estratégia omnichannel e quais as vantagens que ela traz para o atendimento ao cliente

A implementação do omnichannel em empresas é um processo que exige realismo e adaptação às estruturas existentes. Antes de se aventurar em inovações tecnológicas, é fundamental avaliar o cenário atual da organização e identificar se ela está preparada para adotar tais práticas. Esta abordagem pragmática ajuda a evitar a implementação prematura de sistemas que a empresa não pode suportar, focando primeiro na solução de desafios de informação essenciais.

Gabriel Lima, Chief Enterprise Architect no banco BV e convidado do primeiro episódio do Especial Omnichannel by Avaya, alerta que a integração completa dos dados do cliente, visando uma visão 360º, é um projeto ambicioso que muitas vezes não é imediatamente viável. 

“Uma estratégia faseada, tratando cada ponto de integração de forma individualizada, pode ser mais eficaz porque, mesmo com uma integração limitada, a adoção de medidas de personalização, como reconhecer as atividades recentes do cliente e retomar interações anteriores, pode trazer impactos significativos na experiência do cliente”, explica.

omnichannel
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

O que é omnichannel

O omnichannel é uma estratégia de negócios que busca integrar de forma harmoniosa os diversos canais de comunicação e venda de uma empresa, tanto online quanto físicos. O objetivo é oferecer uma experiência fluida e contínua ao consumidor em todas as etapas de sua jornada, desde a pesquisa inicial até o pós-venda. 

Isso inclui a utilização coordenada de canais como chat, e-mail, telefone e redes sociais. A palavra “omnichannel” vem do latim “omni”, que significa “todo” ou “tudo”, e do inglês “channel”, que significa “canal”.

Por que implementar uma estratégia omnichannel

Em 2020, o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente revelou que 64% dos consumidores experimentaram novos canais de suporte para interagir com as marcas. Houve um aumento nas solicitações de suporte via aplicativos de mensagens, com 45% dos clientes preferindo mensagens incorporadas, seguidos por 31% para aplicativos de mensagens e 20% para SMS. 

Desde então, impulsionados pela pandemia e avanços em inteligência artificial, os chatbots ganharam popularidade. O relatório CX Trends de 2023 destaca que 75% dos consumidores vêem as IAs como capazes de oferecer experiências personalizadas e fluidas, comparáveis ao atendimento humano. 

Esses dados sublinham a importância de uma estratégia omnichannel eficaz para aumentar a aquisição de clientes e melhorar a satisfação, impactando positivamente no faturamento do negócio.

Ouça agora o episódio 1 da série Especial Omnichannel by Avaya disponível no Spotify!

Quais as vantagens da estratégia omnichannel

Aprimora a experiência de atendimento

Na jornada de compra não linear do cliente, a presença em múltiplos canais de comunicação aprimora a experiência do usuário. Oferecer um atendimento consistente e adaptável, que transita de chatbots para atendentes humanos, é essencial para melhorar a satisfação do cliente, retenção e lucratividade da empresa.

Aumenta a satisfação e retenção de clientes

Uma experiência de atendimento de alta qualidade eleva a satisfação e retenção dos consumidores, essenciais para a sustentabilidade e crescimento do negócio. As estratégias omnichannel ajudam a manter um relacionamento duradouro com os clientes.

Facilita a coleta e análise de dados

Canais de atendimento omnichannel são eficazes para coletar e centralizar dados de consumidores, importantes para estratégias de negócios. A conformidade com a LGPD é essencial para garantir a segurança dos dados e evitar penalizações.

Possibilita o atendimento personalizado

Acesso a dados relevantes sobre consumidores permite segmentá-los e criar estratégias personalizadas, aumentando a eficácia das ações para públicos específicos.

Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Estratégias omnichannel que aprimoram a experiência do cliente e a personalização podem aumentar a taxa de conversão e, por consequência, reduzir o CAC. Isso otimiza a aquisição de clientes, diminuindo os custos por cliente adquirido.

Quer saber mais sobre omnichannel? Baixe agora o nosso material de apoio completo!

5 dicas para implementar o omnichannel na sua empresa

1. Site responsivo

Com 74% dos brasileiros usando smartphones para compras online, é importante ter um site responsivo. Isso melhora a experiência do usuário, reduz o consumo de dados e acelera o carregamento da página.

2. Clientes únicos

Conhecer o perfil do público permite criar promoções personalizadas. Utilize feedbacks, mapas de empatia e dados coletados para entender os clientes e oferecer suporte personalizado.

3. Eficiência dos canais

Avalie a eficácia dos canais de comunicação com pesquisas de satisfação e análise de menções nas redes sociais. Adapte as estratégias conforme necessário para melhorar a experiência do usuário.

4. Tecnologia omnichannel

Escolha ferramentas de atendimento ao cliente que integrem chats, e-mails, autoatendimento, telefone, redes sociais e aplicativos de mensagens. Elas promovem eficácia, alinhamento entre equipes e personalização no atendimento.

5. Experiência de pagamento

Ofereça várias formas de pagamento e um checkout transparente para garantir uma experiência positiva e segura ao cliente, evitando desistências de compra.

ominichannel
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Principais desafios na hora de aplicar a estratégia omnichannel

Implementar uma estratégia omnichannel envolve mais do que apenas a adoção de novas ferramentas; é uma transformação abrangente que afeta toda a organização. Superar os desafios relacionados a esta abordagem requer uma mudança na mentalidade corporativa, abandonando a ideia de canais isolados em favor de uma integração completa. 

Isso implica em alinhar todos os departamentos, do atendimento ao cliente ao pós-venda, para trabalhar coesamente. Além disso, um entendimento profundo do perfil do consumidor é primordial, assim como o alinhamento entre gestão de estoque e logística para garantir uma resposta rápida e eficiente em todas as etapas do processo. Essa transformação também demanda um investimento significativo em tecnologia para centralizar e gerenciar as informações em todos os canais.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Fernanda Martins
Fernanda Martins
Formada em Letras, com pós em mídias sociais, e redatora do portal de notícias Itshow. Já escreveu para vários blogs de cultura pop, produziu conteúdo no Facebook e no Instagram sobre literatura e até escreveu algumas fanfics pela internet. Hoje, se especializa em redação e usa suas habilidades de escrita crítica e literária para trazer mais sensibilidade aos textos e continuar fazendo o que ama.
Postagens recomendadas
Outras postagens