22 C
São Paulo
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
InícioCloudCloud ComputingEdge DNS: Saiba como proteger sua empresa

Edge DNS: Saiba como proteger sua empresa

O Edge DNS é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a proteger sua empresa contra ataques mal-intencionados. É uma solução de segurança baseada em DNS que fornece uma camada extra de proteção ao impedir que o tráfego malicioso chegue à sua rede.

O Edge DNS também pode ajudar a reduzir o risco de perda de dados e melhorar o desempenho do seu site ou aplicativo. Com o Edge DNS, você pode ter certeza de que sua empresa está segura e protegida contra ameaças cibernéticas.

Neste artigo, discutiremos como o EDGE DNS funciona e como ele pode ajudar a proteger seus negócios.

  1. O que é Edge DNS?
  2. Ataques de DNS
  3. Como o Akamai Edge DNS protege sua empresa?
  4. Evite paralisações do DNS com a maior plataforma de borda
  5. Como funciona o Edge DNS?
  6. Benefícios do DNS de borda
  7. Explore todas as soluções de segurança da Akamai

O que é Edge DNS?

O Edge DNS é um serviço que fornece conexão de internet mais segura e rápida. Ele armazena dados em cache na borda da rede, o que significa que está mais próximo de você e oferece um melhor desempenho que seus concorrentes.

O nome “ Edge ” se refere à borda da rede onde armazena dados em cache, para que possa fornecer conexões mais rápidas para os usuários. Ele armazena dados em cache em servidores localizados próximos aos usuários, em vez de em servidores localizados em locais remotos. Dessa forma, quando seu dispositivo envia uma solicitação de conteúdo da Web ou outro recurso, o Edge DNS consegue responder com o conteúdo solicitado rapidamente.

No mundo digital de hoje, a segurança do seu negócio é fundamental. O Edge DNS é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a proteger sua empresa contra ataques mal-intencionados e violação de dados. Ele permite que você controle como os usuários acessam seu site, aplicativos e outros recursos. Nesta postagem do blog, discutiremos o que é o serviço DNS e como ele pode ajudar a proteger seus negócios. Também veremos alguns casos de uso do EDGE DNS e como ele pode ser usado para melhorar a segurança de sua infraestrutura de rede.

Ilustração de computador virtual com vírus infectando os sistemas EDGE DNS.

Ataques de DNS

Um exemplo de ataque DNS é o que foi realizado pela Gangue Lapsus$. Os hackers atacaram a empresa de autenticação Okta, ocorreram em uma violação de dados que expôs detalhes de 2,5% de seus clientes, tornando-os extremamente relacionados. “Como o DNS faz parte de estrutura primordial para o funcionamento de quase todas as transações e conexões feitas pela internet, as organizações ainda estão a esse tipo de ataque”, explica Helder Ferrão, gerente da Akamai Technologies. Como as empresas precisam garantir uma resposta ao ataque e a divulgação adequada de incidentes, devem ser integradas por equipes de cibersegurança.

Situações como roubo de senhas e dados pessoais, redirecionamento de sites para enganar os usuários, e páginas derrubadas e fora do ar por horas devido a um ataque coordenado fazem parte do leque de consequências dos ataques DNS.

Os ataques de DNS são um dos mais populares no mundo do cibercrime e podem acontecer de diversas formas. Golpes relacionados a criptomoedas no ano passado, por exemplo, aumentaram significativamente no número de ataques relacionados a criptografia usando diferentes técnicas de ataque, como ransomware, extorsão DDoS , malware e, principalmente, por phishing. Em 2021, houve um aumento de 50% nos ataques de phishing, que abusavam das agências de criptografia para roubar as credenciais dos consumidores.

Ao analisar quais empresas estão sendo copiadas em golpes de phishing, quando categorizadas por setor, é possível observar que as empresas de alta tecnologia e financeira lideram o ranking com 32% e 31%, respectivamente.

O cybersquatting é um bom exemplo. Um golpe que imita o domínio (site) de uma marca para enganar as vítimas. Por exemplo, os invasores costumam usar o domínio “banco.co” para imitar o “banco.com” original e fazer com que o site tenha a mesma aparência. De acordo com uma pesquisa da Akamai, mais de 120.000 domínios potencialmente prejudiciais foram capturados usando técnicas de cybersquatting.

Por fim, os especialistas da Akamai detectaram mais de 10.000 amostras maliciosas de JavaScript sendo utilizadas como arma para infecção de malware. Por ser uma das linguagens de programação mais usada para moldar e criar funcionalidade de sites, o JavaScript está sendo usado para roubar informações úteis, como números de cartão de crédito, entre outros.

Imagem de um servidor com o vírus atacando.

Como o Akamai Edge DNS protege sua empresa?

Helder explica que há alguns pontos-chave para se proteger contra os ataques aos servidores DNS. Contar com mais de um provedor de serviços DNS é sempre uma boa ideia, dependendo do caso, podendo ter de três ou até mais. Dessa maneira, empresas e usuários evitam depender de apenas uma infraestrutura para manter seus serviços disponíveis e em funcionamento.

Além disso, é importante monitorar as comunicações DNS em tempo real, para que seja possível identificar rapidamente qualquer forma de atividade incomum e/ou maliciosa e, assim, tomar as medidas de segurança adequadas para lidar com a questão. É recomendável realizar verificações regulares, visando combater vírus e malwares, além de manter todos os sistemas atualizados.

Segundo Helder Ferrão: “O Ransomware, malware, ataques à cadeia de suprimentos e ataques contra serviços de criptografia continuarão a estar em evidência em 2022, e ainda são um vetor de ataque altamente eficaz e explorável. Portanto, precisamos aproveitar todas as ferramentas de cibersegurança”.

Ilustração de uma rua movimentada com um símbolo de segurança no meio, representando a cibersegurança e criptografia EDGE DNS.

Evite paralisações do DNS com a maior plataforma de borda

As restrições de DNS podem ser um grande obstáculo para as operações de qualquer empresa, mas com a maior plataforma de ponta, a Akamai, você pode evitá-las. A Akamai fornece os serviços de DNS mais ansiosos e seguros disponíveis, garantindo que o site da sua empresa esteja sempre funcionando. Ao usar a rede global de servidores da Akamai, você pode ter certeza de que seu site estará sempre acessível para clientes em todo o mundo.

Servidor de alto desempenho conectado a EDGE DNS a fim de garantir processamento rápido e seguro de dados.

Como funciona o Edge DNS?

O processo de Edge DNS ou DNS de borda começa com uma solicitação a um servidor de nomes recursivos. O servidor de nomes recursivo consulta seu cache local, e se o domínio solicitado não estiver armazenado em cache, o servidor de nomes recursivo consultará um servidor de nomes autoritativo para o domínio.

O serviço EdgeDNS da Akamai foi projetado para fornecer alto desempenho e disponibilidade para a infraestrutura de DNS interna para clientes. O Akamai Edge DNS fornece serviços DNS autorotativos totalmente gerenciados e disponíveis para empresas de qualquer tamanho.

Benefícios do DNS de borda

Edge DNS é um serviço de DNS que a Akamai oferece. Uma rede baseada em nuvem que oferece segurança e desempenho móveis para sites e aplicativos.

O serviço Edge DNS da Akamai fornece os seguintes benefícios :

1. Maior segurança : o serviço ajuda a proteger seu site ou aplicativo móvel contra ataques DDoS, que estão se tornando mais sofisticados e comuns.

2. Menor latência: uma latência menor significa tempos de carregamento mais rápidos para seu site ou aplicativo, além de uma melhor experiência para o usuário.

3. Maior escalabilidade : o EdgeDNS pode atender milhões de pedidos por segundo, sem aumento de custo.

4. Mais controle : você consegue configurar o serviço para responder apenas a regiões geográficas específicas, para poder oferecer conteúdos diferentes dependendo do local onde o usuário estiver.

Ilustração da segurança de EDGE DNS, mostrando como as informações são protegidas contra a intrusão.

Explore todas as soluções de segurança da Akamai

Se você está procurando uma maneira acessível de proteger seu site, considere usar o Edge DNS para seus negócios. O Edge DNS pode ajudar você a ficar à frente de ameaças maliciosas, protegendo seu site contra-ataques DDoS e malwares. Você também consegue usá-lo para impedir que spammers enviem e-mails em nome de sua empresa.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Marcio Montagnani
Marcio Montagnani
Especialista em Desenvolvimento de Negócios e Empreendedor, com mais de 15 anos de experiência na área de TI e Telecom, atualmente vem impulsionando o crescimento de negócios por meio de planejamento estratégico e soluções inovadoras. Buscando a excelência em todos os empreendimentos.
Postagens recomendadas
Outras postagens