22 C
São Paulo
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
InícioInfraestrutura e TIRedesFibra óptica: o que é e quais suas vantagens

Fibra óptica: o que é e quais suas vantagens

A internet fibra óptica é um tipo de conexão de internet que utiliza fibras óticas para transmitir dados em altas velocidades. É considerado uma das formas mais rápidas e ansiosos de conexão à Internet disponível. A tecnologia funciona usando pulsos de luz para enviar dados por cabos de fibra óptica. Isso permite taxas de transmissão de dados mais rápidas do que os fios de cobre tradicionais, que são limitados por sua resistência elétrica. A Internet de fibra óptica pode fornecer velocidades de download até 100 vezes mais rápidas do que as conexões de banda larga tradicionais, tornando-a a escolha ideal para quem precisa de acesso de alta velocidade para streaming de vídeo ou jogos online.

  1. O que é fibra óptica?
  2. Fibra ótica ou fibra óptica?
  3. Vantagens e eficiência da fibra óptica
  4. Como é feita a fibra óptica?

O que é fibra óptica?

A fibra óptica é uma tecnologia que utiliza a luz para transmitir dados a longas distâncias. É usado em muitas aplicações, como telecomunicações, acesso à Internet e televisão a cabo. A fibra óptica pode fornecer velocidades muito mais rápidas do que os cabos de cobre tradicionais, tornando-a uma solução ideal para transmissão de dados em alta velocidade. DSL (Digital Subscriber Line) é um tipo de tecnologia de fibra óptica comumente utilizada para acesso à Internet. Ele fornece velocidades mais altas do que as linhas telefônicas tradicionais e pode ser usado para conectar-se à Internet de qualquer local com uma conexão DSL.

Nesse tipo de rede, os dados são convertidos em luz e enviados por cabos de fibra óptica, o que permite que uma maior largura de banda seja levada para locais mais distantes sem perda de qualidade ou instabilidade. Esta conversão pode ser feita por laser (fibra monomodo) ou LED (multimodo).

No entanto, no caso da fibra monomodo, apenas um sinal pode ser processado por vez porque apenas uma fonte de luz é usada. Por outro lado, a transmissão de longa distância de até 80 milhas pode ser realizada sem afetar a qualidade. Já no caso de LED (multimodo), são vários sinais ao mesmo tempo. É barato e recomendado para redes domésticas, mas só pode ser usado a uma curta distância de cerca de 300 metros.

Uma ilustração  mostrando como a luz viaja rápido pelas linhas coloridas de uma fibra óptica moderna.

Fibra ótica ou fibra óptica?

Em primeiro lugar, vamos olhar para o lado gramatical. Deve saber que no Brasil, a grafia ótica também é utilizada como uma variante da palavra óptica, inclusive é usada nos dicionários dessa forma. Mas a própria definição e o significado dessas palavras vão além.

Para falar de internet de fibra, geralmente achamos a grafia mais usada no país, que é óptica, mas as duas formas estão certas.

As fibras ópticas são fios flexíveis transparentes, geralmente feitos de vidro ou plástico, usados ​​para propagar a luz. Eles são usados ​​para muitas finalidades, sendo a mais comum a transmissão de dados.

Um processo real e fenomenal de reflexão da luz ocorre dentro de um cabo de fibra óptica, tornando- o um meio muito eficiente de transmitir um sinal de Internet caracterizado por alta velocidade.

Uma imagem moderna que mostra como a luz viaja rapida e ilustra a eficiência da Fibra Ótica.

Vantagens e eficiência da fibra óptica

A principal vantagem é a maior velocidade e estabilidade da transferência, para que o usuário não precise esperar o carregamento da página ou a velocidade do download diminuir para tentar fazer uma videoconferência de alta qualidade, e assim por diante.

Outro ponto é que a atenuação do sinal é pequena. Em fibra óptica, conforme os usuários se afastam do provedor, a intensidade do sinal não diminui repentinamente. Essa tecnologia também é líder na redução da latência.

Além disso, o cabo tem a capacidade de resistir à interferência eletromagnética. Portanto, o sinal não se degrada ou desaparece, porque os dados são transmitidos através da luz, ao simplificado da corrente em um meio condutor como o cobre. Os cabos de fibra óptica também são mais fáceis de instalar porque têm um diâmetro menor e mais flexibilidade.

Já a principal gestante da internet fibra óptica refere-se às operadoras, que não conseguem disponibilizar este modelo em todas as áreas. Também a proteger dos cabos, que são sensíveis e podem se romper mais facilmente que os cabos de cobre e, além disso, não são tão maleáveis ​​quanto aos cabos metálicos.

E apesar de absorverem pouca luz, os cabos de fibra óptica que cobrem grandes distâncias, como os que são submarinos, precisam de muitos repetidores de sinais para intensificar as perdas da intensidade da luz.

Uma ilustração da luz transmitida com alta velocidade usando fibras óticas, representada por linhas coloridas.

Como é feita a fibra óptica?

A fibra óptica é um tipo de cabo formado por fios finos de vidro ou plástico, e é usado para transmitir dados a longas distâncias. Ele funciona enviando sinais de luz através das fibras, que são então convertidos em sinais elétricos na outra extremidade.

O processo de fabricação da fibra óptica começa com a criação de um núcleo, que é um fio muito fino de vidro ou plástico. Este núcleo é cercado por um revestimento, que ajuda a manter os sinais de luz contidos no núcleo. O revestimento também ajuda a reduzir a perda de sinal e a interferência de fontes externas. O núcleo e o revestimento são então envolvidos em promotores para formar um cabo de fibra óptica.

Embora possa parecer comum à primeira vista, várias vantagens são necessárias para que a luz se propague até o usuário levando o sinal. No interior, o cabo de fibra óptica tem fibras de reforço, um revestimento que se chama revestimento, uma camada refrativa e um núcleo feito de vidro.

A primeira camada externa é usada para proteger a camada interna, evitando assim que o cabo seja facilmente torcido ou dobrado. Por sua vez, uma segunda camada de revestimento serve para proteger o interior dos danos causados ​​pela luz natural, o que também não favorece o fluxo de dados. A parte de refração é responsável pela transmissão dos feixes de luz.

Uma imagem de ilustração da luz e velocidade na fibra ótica, simbolizada por linhas coloridas.

Conclusão

A fibra óptica tornou-se uma forma cada vez mais popular de transmitir dados devido à sua confiabilidade e segurança. Os cabos de fibra óptica são capazes de transmitir dados em velocidades extremamente altas, tornando-os ideais para aplicações como streaming de vídeo ou áudio, realização de transações comerciais e transferência de grandes volumes de dados. Além disso, a fibra óptica oferece um meio de comunicação segura, pois os dados transmitidos são criptografados e não podem ser acessados ​​por ninguém sem autorização autorizada.

À medida que a tecnologia continua a evoluir, a fibra óptica continua a ter um papel importante no fornecimento de formas mantidas e seguras de transmissão de dados. Em conclusão, a fibra óptica fornece uma maneira confiável e segura de transmitir dados por longas distâncias com perda mínima de sinal.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Marcio Montagnani
Marcio Montagnani
Especialista em Desenvolvimento de Negócios e Empreendedor, com mais de 15 anos de experiência na área de TI e Telecom, atualmente vem impulsionando o crescimento de negócios por meio de planejamento estratégico e soluções inovadoras. Buscando a excelência em todos os empreendimentos.
Postagens recomendadas
Outras postagens