14.1 C
São Paulo
segunda-feira, julho 22, 2024
InícioCloudLATAM encerra data centers e migra para Google Cloud

LATAM encerra data centers e migra para Google Cloud

A LATAM Airlines Group, uma das principais companhias aéreas da América Latina, anunciou recentemente que suas operações de TI agora funcionam inteiramente na nuvem do Google Cloud. A migração, que começou em 2021, marcou o fim de sua dependência dos data centers tradicionais no Brasil e no Chile e estabelece um novo padrão para eficiência operacional e sustentabilidade ambiental no setor aéreo.

Avião em voo, para representar a LATAM.
Imagem gerada por Inteligência Artificial.

Parceria entre LATAM e Google Cloud

A migração tecnológica da LATAM é fruto de uma parceria estratégica com o Google Cloud, que começou em 2017. A transição para uma plataforma virtual permite que a empresa aproveite a escalabilidade, a flexibilidade e a eficiência de custos do ambiente de nuvem, e possibilita que a empresa responda rapidamente às demandas do mercado. 

“Este processo foi fundamental para os objetivos de modernização e transformação digital da LATAM. O fato de estarmos operando 100% em ambiente de nuvem nos permite oferecer uma melhor resposta aos desafios atuais da companhia, além de nos tornar mais competitivos e eficientes para os nossos clientes”, afirma Juliana Rios, Chief Information Officer (CIO) da LATAM Airlines Group.

Segundo a empresa aérea, o Google Cloud ofereceu suporte e colaboração durante todo o processo, permitindo que a companhia explorasse novas possibilidades de uso de tecnologia em suas operações. Eduardo López, presidente do Google Cloud para América Latina, expressou orgulho em acompanhar a LATAM em um momento tão importante como a migração total para a nuvem, estabelecendo uma referência para o restante da indústria.

Avião estacionado, para representar a LATAM.
Imagem gerada por Inteligência Artificial.

Impacto ambiental diminuído

Ao migrar para a nuvem do Google, a companhia aérea conseguiu reduzir suas emissões de dióxido de carbono em 3.400 toneladas – uma conquista significativa em termos de sustentabilidade ambiental. O Google Cloud se destaca por seus esforços contínuos para ser a nuvem mais verde do mercado, equiparando seu uso energético com o de energia 100% renovável desde 2017.

Com a migração bem-sucedida para a nuvem, a empresa se posiciona como líder na adoção de tecnologias de vanguarda para acompanhar seu crescimento. Segundo a LATAM, essa transformação digital não apenas melhorou a eficiência dos processos internos, mas também permitiu a implementação de soluções avançadas, como computação sem servidor (serverless) e análises de dados. A mudança para a nuvem permite que a companhia continue a evoluir, alinhando-se com as demandas do mercado e da tecnologia, e posicionando a empresa para um futuro de sucesso contínuo na era digital.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens