22.5 C
São Paulo
quarta-feira, abril 2, 2025
InícioColunistasOs desafios e conquistas da liderança feminina na tecnologia

Os desafios e conquistas da liderança feminina na tecnologia

Ao longo de décadas, um dos setores mais dinâmicos e transformadores da economia global é a tecnologia. Contudo, por muito tempo, a presença feminina em posição de liderança nesse campo é muito desafiadora. E como CEO de uma empresa de outsourcing de TI, vejo com clareza os desafios que as mulheres enfrentam para ocupar espaços de destaque na tecnologia, mas também posso comprovar as conquistas e avanços que temos conquistado na liderança feminina.

Liderança Feminina: Transformando o Setor de Tecnologia

Quando iniciei a minha carreira no setor de TI, a presença de mulheres em posições de liderança era rara. Em um ambiente majoritariamente masculino, conquistar respeito e credibilidade exigiu muito trabalho, dedicação e, acima de tudo, resiliência. Meu objetivo sempre foi claro: contribuir para a transformação digital e inspirar outras mulheres a seguirem caminhos similares.

A diversidade é um motor de inovação. E estudos mostram que as empresas com maior diversidade de gênero tendem a ser mais inovadora e rentáveis. Um relatório do McKinsey releva que empresas com diversidade de gênero têm 25% mais chances de ter uma performance acima da média em seu setor.

No entanto, apesar dessa evidência, a sub-representação de mulheres na tecnologia ainda é um desafio bem grande. Segundo uma pesquisa da Accenture, apenas 5% das startups de tecnologia foram fundadas por mulheres. Isso reflete um problema estrutural que começa desde a educação até as barreiras culturais e organizacionais que dificultam a ascensão feminina.

Como CEO adotei uma abordagem, pois valorizar a diversidade de gênero sempre fez parte do nosso DNA. Acreditamos que um ambiente diverso promove inovação e impulsiona os resultados da empresa. Essa visão está em linha com a evolução do mercado, que busca por inovação constante e exige diferentes ponto de vista e habilidades variadas.

Promover mais mulheres em posições de liderança não é apenas uma questão de justiça social, mas de estratégia empresarial. A participação feminina no setor de TI ainda está longe do ideal e é preciso implementar políticas que incentivem essa mudança. Isso inclui desde iniciativas de contratação e programas de mentoria até a criação de ambientes de trabalho mais inclusivos.

Gosto de ressaltar que minha jornada até a posição de CEO não foi fácil, mas cada conquista reflete a importância de abrir portas para mais mulheres. Estamos construindo uma nova era na tecnologia, na qual as mulheres não apenas participam, mas lideram a transformação digital. Acredito que, com o apoio certo e uma mentalidade inclusiva, as barreiras que ainda enfrentamos serão cada vez menores.

A liderança feminina na tecnologia não é apenas uma realidade possível – é essencial para o futuro do setor. Como líderes mulheres, temos a responsabilidade de criar oportunidades e preparar o terreno para que mais profissionais mulheres possam seguir o mesmo caminho.

Postagens recomendadas
Outras postagens