Cultura de inovação: a nova tendência da indústria
Em entrevista ao Podcast Itshow, Maurício Mazza, diretor de tecnologia, contou como a Suzano, uma das empresas líderes na indústria, adotou a mentalidade da cultura de inovação, incentivando seus funcionários a explorar novas ideias e soluções. Este é o coração da inovação – uma cultura que apoia, recompensa e reconhece a experimentação e os riscos calculados.
Uma maneira eficaz de tornar intrínseca essa cultura de inovação é expor os funcionários às várias soluções de mercado disponíveis. Na Suzano, por exemplo, programas como o Open Innovation e parcerias com o Cubo Digital e o Cubo Agro têm sido fundamentais para permitir que os funcionários se familiarizem com as tecnologias emergentes e compreendam como elas podem ser aplicadas no ambiente de trabalho.
Essa exposição não apenas abre os olhos dos funcionários para novas possibilidades, mas também os capacita a interagir diretamente com as pessoas por trás das soluções que estão sendo criadas. Isso, por sua vez, impulsiona o conhecimento e a adoção de inovações, como a inteligência artificial, em todos os níveis da empresa. “Então, é legal porque o nosso colaborador tem a oportunidade de interagir com pessoas que estão criando algoritmos, capturando dados e trabalhando com imagem via satélite para uma finalidade bastante específica, e isso acaba gerando conhecimento, principalmente na base, do que você pode fazer com inteligência artificial”, salienta Maurício.
O que é Inteligência Artificial
Para entender o papel crucial da Inteligência Artificial (IA) na melhoria do crescimento e produtividade de diversas organizações, é essencial conhecer a natureza desta tecnologia e reconhecer a importância de investimentos em seu desenvolvimento. Em sua essência, a IA busca reproduzir a cognição humana em máquinas através da criação de algoritmos que simulam nosso raciocínio. Isso visa tornar os sistemas cada vez mais autônomos e eficientes, oferecendo uma operação independente e veloz.
A implementação da IA permite a automatização de processos dentro de uma organização, incluindo a tomada de decisões, avaliação de crises, prevenção de riscos, dentre outras tarefas complexas. Além disso, facilita uma análise de dados mais precisa e rápida. As tecnologias de IA, que estão diretamente ligadas a softwares e dispositivos recentemente desenvolvidos e aprimorados, são capazes de identificar padrões, perceber comportamentos e avaliar conjuntos de dados. Além disso, elas têm a habilidade de realizar tarefas complexas com pouca ou nenhuma intervenção humana, otimizando assim a nossa capacidade reflexiva e perceptiva.
O objetivo da Inteligência Artificial na empresa
O uso da Inteligência Artificial (IA) na Suzano é um exemplo de equilíbrio entre inovação e responsabilidade. A IA tem sido aplicada de várias formas, desde a identificação de incêndios florestais com base em imagens capturadas até a determinação do melhor momento para fornecer energia elétrica excedente para a rede elétrica. Tais aplicações exemplificam como a Inteligência Artificial pode ser usada para otimizar processos e melhorar a eficiência operacional. “Usamos a inteligência artificial para calcular o melhor momento para enviar o excedente de energia elétrica para a rede da companhia de energia que atua em algumas de nossas fábricas.”
Porém, a chave para o sucesso com a IA na indústria não é apenas adotar a tecnologia mais recente, mas usar essa tecnologia de maneira estratégica, focada nos problemas reais que a empresa está tentando resolver. Entender a distinção entre IA estreita e IA genérica é o primeiro passo.
Tipos de Inteligência Artificial
IA estreita
A IA estreita é aquela que é treinada para realizar tarefas específicas, como identificar anomalias em imagens ou prever a demanda futura por um produto. Na Suzano, a IA estreita tem sido a abordagem preferida, focada na solução de problemas específicos.
A empresa utiliza, por exemplo, algoritmos de machine learning para otimizar a manutenção de seus equipamentos, reduzindo o tempo de inatividade e melhorando a eficiência operacional. Eles também usam a IA para melhorar a precisão de suas previsões de demanda, permitindo que gerenciem melhor seu estoque e maximizem sua receita. “A liderança tem um papel crucial em compreender a diferença entre inteligência artificial estreita e genérica. Por exemplo, o ChatGPT é uma IA estreita, projetado para parecer o mais humano possível nas respostas”, completa Mazza.
IA genérica
Já a IA genérica, também conhecida como IA forte ou superinteligência, é aquela que possui habilidades cognitivas comparáveis às dos seres humanos em praticamente todas as áreas intelectuais – uma façanha que, até a escrita deste artigo, ainda não foi alcançada.
Para a Suzano, a adoção da IA não é apenas uma questão de eficiência. A empresa reconhece que a IA é uma ferramenta poderosa para promover a sustentabilidade. Eles estão explorando o uso de IA, por exemplo, para monitorar a saúde de suas florestas, permitindo-lhes detectar problemas mais cedo e agir antes que se tornem crises maiores. Também estão avaliando o uso de IA para otimizar o uso de água e energia em suas operações.
Mas, para aproveitar ao máximo a IA, é necessário mais do que apenas tecnologia. É necessária uma força de trabalho capacitada e flexível, capaz de se adaptar às novas formas de trabalhar que a IA possibilita. É preciso estar comprometido com a capacitação de seus funcionários para trabalhar com IA, proporcionando treinamento e oportunidades de desenvolvimento contínuos. Essa é a verdadeira essência da quarta revolução industrial.
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Indústria 4.0
Emergindo dos recentes avanços tecnológicos, surge o conceito da Indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial. Esse período é marcado pela implementação de tecnologias cada vez mais sofisticadas na automatização e aperfeiçoamento da cadeia produtiva, incluindo Big Data, Internet das Coisas (IoT), espaços cyber-físicos e o uso da Inteligência Artificial (IA). Tais tecnologias estão sendo integradas ao ambiente fabril, compreendendo sensores e dispositivos acoplados ao maquinário que geram dados e monitoram e avaliam a capacidade das máquinas, além de promover a troca de informações entre elas e pelo ambiente de produção.
Os dados gerados por esses dispositivos, quando consolidados, transformam-se em informações úteis para a otimização dos processos, prevenção de falhas e suporte na tomada de decisões pelos gestores. O conceito de Indústria 4.0 representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias, incluindo também a computação em nuvem. O objetivo dessa integração é promover a digitalização das atividades industriais para melhorar os processos e aumentar a produtividade.
Como a IA afeta o processo de produção?
A implementação da Inteligência Artificial (IA) na indústria tem o potencial de revolucionar os processos de produção, permitindo, por exemplo, que robôs realizem reparos complexos em máquinas e equipamentos. Durante a Feira de Hannover, evento internacional de tecnologia para a indústria realizado em abril deste ano, empresas como a HPE demonstraram como assistentes virtuais com IA podem instruir operações de reparação remotas, eliminando a necessidade da presença física de técnicos especializados. Startups como a Aleph Alpha ofereceram ferramentas inovadoras que possibilitam a interação entre os trabalhadores e a IA, permitindo a identificação de problemas em máquinas por meio de fotos.
Já a Siemens, em parceria com a Microsoft, está focada em melhorar a eficiência das fábricas através da IA. Eles estão desenvolvendo plataformas que auxiliam trabalhadores a detectar defeitos em produtos. A ideia de que a IA causará o desaparecimento de muitos empregos é rejeitada pelo meio industrial, que argumenta que a IA está permitindo a execução de tarefas que não eram realizadas anteriormente, com o único objetivo de aumentar a eficiência.
Benefícios da Inteligência Artificial nas empresas
Corte de custos
A modernização das empresas é uma estratégia fundamental para aumentar os lucros e diminuir os custos. Isso é alcançado acelerando certas etapas, reduzindo erros e, portanto, evitando perdas. A automatização de processos, especialmente os repetitivos, melhora a produtividade e diminui a necessidade de trabalho humano. Como exemplo, os chatbots são uma forma de IA que otimiza o atendimento ao cliente, fornecendo informações precisas e resolvendo problemas básicos, liberando os funcionários para outras tarefas.
Melhoria da produção
A automatização torna os processos mais rápidos e eficientes, resultando em maior produtividade e menos perdas. A otimização das operações é essencial para obter retornos financeiros mais altos e estabelecer uma cultura organizacional robusta e positiva. Essas mudanças auxiliam o crescimento sustentável do negócio, conduzindo a resultados favoráveis.
Mitigação de riscos
A IA é uma ferramenta poderosa para o processamento de dados, especialmente quando se trata de grandes volumes de informações. Isso fornece às empresas acesso a dados cruciais para a tomada de decisões. A coleta e análise de dados de vários setores da empresa permitem uma avaliação abrangente do estado do negócio. Assim, é possível identificar problemas potenciais e agir preventivamente. Ademais, a análise de dados permite uma avaliação mais precisa dos riscos de investimento.
Impactos e desafios da Indústria 4.0 no Brasil
A implementação da Indústria 4.0 no Brasil apresenta desafios multifacetados, como a necessidade de investimentos em tecnologias avançadas, adaptação dos processos produtivos, e o desenvolvimento de novas competências e especialidades. Essa transição demanda novas formas de gestão e engenharia para conectar de forma autônoma a compra, produção e distribuição, minimizando a necessidade de intervenção humana constante. No entanto, poucas empresas estarão prontas para implementar essas mudanças de uma vez, sugerindo a necessidade de um processo de transição gradual, levando em conta as capacidades e estratégias individuais das empresas.
Além dos impactos econômicos, a Indústria 4.0 poderá trazer várias mudanças estruturais, exigindo uma nova visão para a política industrial do Brasil. Entre essas mudanças estão a redução das vantagens comparativas, a ampliação da cooperação entre agentes econômicos, o reforço da competitividade, o estabelecimento de novos modelos e a ampliação da escala de negócios e o surgimento de novas profissões. Esses fatores poderiam redefinir os fatores determinantes de localização de investimentos produtivos, a configuração de setores de atividade econômica e demandariam adaptações no padrão de formação de recursos humanos.
5 aplicações de Inteligência Artificial na Indústria 4.0
A receita do mercado de softwares de IA deve crescer 35% anualmente até 2025, quando a previsão indica que atingirá US$126 bilhões, segundo o relatório Artificial Intelligence – In-depth Market Insights & Data Analysis, publicado pelo Statist. Entre as aplicações da IA na Indústria 4.0, estão:
1. Planejamento Avançado e Programação de Produção
O Planejamento Avançado e Programação (APS) de Produção pode ser potencializado pelo uso de Inteligência Artificial (IA) para garantir que todas as operações sejam ajustadas de acordo com o estoque disponível, a capacidade de início da produção e os prazos de entrega da empresa. A IA examina dados históricos para prever demandas, permitindo que a indústria tome medidas proativas para se adaptar às necessidades do mercado, evitando assim desperdícios e cortando custos desnecessários.
2. Garantia de Qualidade
As indústrias, com o auxílio da IA, podem usar análises de grandes volumes de dados em tempo real para identificar rapidamente falhas na linha de produção e suas causas. Isso possibilita que a gestão do processo produtivo corrija os problemas com mais rapidez, evitando a replicação de defeitos em muitos produtos. A IA também auxilia os colaboradores em tarefas repetitivas, permitindo que se concentrem em funções mais críticas. Isso reduz a chance de erros, melhorando assim a qualidade da operação.
3. Aprimoramento de Processos
Os processos industriais produzem grandes volumes de dados que, quando interpretados corretamente, podem gerar insights valiosos para aprimorar a operação. Com a IA, esses dados podem ser coletados, analisados e modelados por algoritmos de aprendizado de máquina para guiar a otimização de processos, como a produção com o uso mínimo de recursos.
4. Manutenção e Análise Preditiva
A análise preditiva usa IA para processar dados e prever eventos com base em padrões e tendências previamente identificados. Quando a análise preditiva indica a possível falha de uma máquina, a manutenção procura a causa raiz do problema e age proativamente para evitar impactos negativos na produção e custos adicionais futuros. A IA evita que máquinas e equipamentos sejam desmontados desnecessariamente para encontrar falhas ou fazer ajustes, reduzindo danos e prolongando sua vida útil.
5. Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos
Softwares de IA podem ser usados para gerenciar a cadeia de suprimentos, que engloba toda a logística de produtos e materiais. As indústrias podem usar dados de suas operações, como número de pedidos e estoque, para gerar previsões precisas de demanda. As estimativas sem base em dados reais podem resultar em estoques excessivos de produtos, trazendo grandes prejuízos. Uma previsão precisa da demanda garante a eficiência da produção e evita o acúmulo de estoque e desperdício de recursos e de mão de obra.
O futuro da Inteligência Artificial na indústria
A abrangência e profundidade dos aplicativos de Inteligência Artificial, englobando big data e machine learning, exercem impacto significativo em todos os setores da indústria. Muitos desses aplicativos ainda estão em fase inicial, representando provavelmente apenas a superfície do que pode ser alcançado à medida que essa tecnologia se desenvolve. Assim, é imperativo para as organizações agirem com agilidade para potencializar sua habilidade interna de explorar e implementar a IA.
No futuro, acredita-se que a Inteligência Artificial desempenhará um papel ainda mais central na indústria. Além de aprimorar a eficiência e a produtividade, a IA poderá impulsionar inovações em produtos e serviços, proporcionando oportunidades sem precedentes de personalização e atendimento ao cliente. A IA também será crucial na promoção da sustentabilidade na indústria, ajudando a otimizar o uso de recursos e a minimizar o desperdício. Assim, o domínio e a aplicação da IA serão elementos cruciais para a competitividade e o sucesso das organizações no futuro industrial. “Apesar do receio, devemos lembrar que a introdução de novas tecnologias sempre existiu. Na maioria das vezes, ocorre uma transformação do trabalho, mas não uma substituição, pois a verdadeira criação ainda é um superpoder humano”, conclui Mazza.
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