O Banco Central (BC) anunciou o vazamento de 238 chaves Pix vinculadas à Phi Pagamentos. A falha, originada por problemas técnicos na plataforma da empresa, marca o quinto incidente do tipo desde a estreia do Pix em 2020.
O BC destacou que os protocolos de segurança do Pix atuaram eficazmente, restringindo a exposição a um ínfimo percentual (menos de 0,00004%) das chaves registradas no DICT. Importante ressaltar que a exposição não traduz um vazamento completo, mas uma visibilidade momentânea a terceiros. Felizmente, dados sensíveis, como saldos e senhas, permaneceram intactos.
A instituição decidiu comunicar o ocorrido e reforçou que os afetados receberão notificações exclusivamente via app Phi Pagamentos ou internet banking, alertando sobre possíveis comunicações fraudulentas.
“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.”
O Banco Central informou que as ações necessárias já foram adotadas para a apuração detalhada do caso e as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente serão aplicadas.