17.6 C
São Paulo
sábado, junho 22, 2024
InícioCibersegurançaVazamento de dados: Banco Central comunica incidente e 238 chaves Pix são...

Vazamento de dados: Banco Central comunica incidente e 238 chaves Pix são expostas 

O Banco Central (BC) anunciou o vazamento de 238 chaves Pix vinculadas à Phi Pagamentos. A falha, originada por problemas técnicos na plataforma da empresa, marca o quinto incidente do tipo desde a estreia do Pix em 2020.

O BC destacou que os protocolos de segurança do Pix atuaram eficazmente, restringindo a exposição a um ínfimo percentual (menos de 0,00004%) das chaves registradas no DICT. Importante ressaltar que a exposição não traduz um vazamento completo, mas uma visibilidade momentânea a terceiros. Felizmente, dados sensíveis, como saldos e senhas, permaneceram intactos.

A instituição decidiu comunicar o ocorrido e reforçou que os afetados receberão notificações exclusivamente via app Phi Pagamentos ou internet banking, alertando sobre possíveis comunicações fraudulentas.

“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.”

O Banco Central informou que as ações necessárias já foram adotadas para a apuração detalhada do caso e as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente serão aplicadas.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens