O Rio de Janeiro sedia a partir desta segunda-feira (1º) o Web Summit Rio, considerado o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, que busca reunir startups de tecnologia e potenciais investidores de todo o planeta.
São mais de 100 horas de palestras, masterclass e sessões de networking nas dependências do Riocentro, na Zona Oeste da cidade, que até quinta (4) será um espaço de interação entre os profissionais do mercado, empreendedores, influenciadores, investidores e o público em geral. Na segunda (1º), a mesa de abertura contou com as participações de Ayo Tometi, co-fundadora do Black Lives Matter; David Vélez, CEO do Nubank; e do apresentador da TV Globo Luciano Huck.
Presenças confirmadas
Nos próximos dias, as palestras serão com Amrapali Gan, CEO do OnlyFans; Catherine Powell, chefe global do Airbnb; Roberto Marinho Neto, CEO da Globo Empreendimentos; Jose Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde; Txai Suruí, porta-voz internacional dos povos indígenas brasileiros; Howard Wright, VP do Amazon Web Services; Gabriel Braga, CEO do QuintoAndar; Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza; KondZilla, cineasta e fundador do canal KondZilla; Bianca Andrade (Boca Rosa), influenciadora; Cássia Kozyrkov, cientista chefe de decisões do Google; Maju Coutinho, apresentadora da TV Globo; Cecília Oliveira, co-fundadora do The Intercept Brasil; Deco, ex-jogador de futebol e fundador da D20 Esportes; Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil; Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco; Amanda Ribas, lutadora do UFC; Bruno Gagliasso, ator e BMV global; João Barbosa, co-fundador do Gympass; Pia Sundhage, treinadora da seleção brasileira de futebol feminino; Fabrício Werdum, ex-campeão do UFC; Natália Guitler, campeã mundial de Teqball; Reinaldo Rabelo, CEO Mercado Bitcoin; Emma Goldberg, repórter Futuro do Trabalho, do Jornal New York Times; Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Internacionalização do Governo de Portugal; Pedro Dória, CEO Meio e Daniel Moczydlower, CEO Embraer-X.
Impacto global
A primeira edição do Web Summit aconteceu em 2009, em Dublin, na Irlanda, quando cerca de 400 pessoas participaram da conferência. Após sete edições no mesmo País, o Web Summit se transferiu para Lisboa, em Portugal. O sucesso foi tanto que em 2018 o governo português anunciou uma parceria com os organizadores para mais dez edições da conferência na capital portuguesa.
Em 2019, os números do encontro explodiram. A edição daquele ano reuniu mais de 70 mil pessoas de 150 países e consolidou o Web Summit como uma das maiores experiências de networking e conteúdo do planeta.
Com a pandemia da Covid, o evento de forma presencial foi suspenso. A edição de 2020 aconteceu de forma remota, mas não deixou de registrar números bastante expressivos. Foram mais de 100 mil participantes em uma plataforma online. No ano seguinte, a conferência voltou a ter a opção presencial, mas não descartou a participação online.
Já a edição de 2022 voltou a quebrar recordes. Segundo os organizadores, mais de 2 mil startups, de cerca de 100 países, puderam apresentar suas ideias para 1,2 mil investidores. Os principais temas debatidos foram Inteligência Artificial (IA), o futuro do trabalho e o machine learning, que é o desenvolvimento de algoritmos para sistemas de computadores realizarem tarefas sem instruções explícitas.
Pela primeira vez fora da Europa, o Web Summit Rio tem potencial de injetar cerca de R$ 1,2 bilhão na economia carioca nos próximos seis anos. Essa é a estimativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS).
Por Róbinson Gambôa – Editor de Conteúdo do Portal Tudo Sobre Floripa
Imagens de divulgação: Web Summit Rio
Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada