25.6 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024
InícioTransformação digitalAs lições e os desafios de uma transformação guiada pela Inteligência Artificial

As lições e os desafios de uma transformação guiada pela Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) se consolida cada vez mais como uma força transformadora em diversos setores da economia, impulsionando inovações e otimizando processos. 

Na vanguarda dessa revolução tecnológica, empresas focadas na transformação digital têm largado na frente porque buscam integrar a IA às suas operações e serviços para aprimorar a experiência do usuário e incrementar os resultados. No entanto, essa jornada não está isenta de desafios técnicos.

Como diretor de tecnologia, tenho vivenciado em primeira mão algumas dificuldades que surgem ao abraçar a transformação ditada pela IA. Uma das principais é a escassez de profissionais qualificados para lidar com essa tecnologia e aplicá-la em seu campo de atuação. 

Como a demanda por especialistas em aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional está superando a oferta, recrutar e reter talentos tornou-se uma missão bastante complexa.

Para romper essa barreira é preciso investir, por exemplo, em programas de capacitação interna e parcerias com instituições acadêmicas e, assim, compor uma equipe interna consistente. 

Para materializar esses esforços, o Compass Academy tem sido uma ferramenta extremamente importante neste momento. Por meio da iniciativa, estamos formando centenas de profissionais com habilidades específicas para a competência necessária ainda dentro das universidades. Boa parte de quem passa pelo programa ingressa na companhia para trabalhar em projetos que utilizam tecnologia de ponta. 

inteligência artificial
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Outra ação a ser considerada para captação de pessoas qualificadas é a adoção de estratégias como trabalho remoto e colaborações com profissionais independentes para acessar talentos globalmente. 

Afinal, o Compass Academy também tem sido executado com universidades fora do Brasil, principalmente em países da América Latina e agora também na Nigéria, graças ao modelo flexível e a ferramentas de acompanhamento remoto.

A nitidez dos modelos de IA e as pautas éticas relacionadas ao seu uso são questões intrínsecas à implementação dessa tecnologia, uma vez que a necessidade de explicabilidade dos algoritmos de tomada de decisão e a garantia de conformidade com padrões éticos são aspectos relevantes que não podem ser ignorados.

Ao enfrentar essa questão, implementar políticas rigorosas de transparência e ética nas organizações é um ponto de apoio para utilizar o recurso da IA positivamente. 

Trabalhar em estreita colaboração com os times jurídicos assegura que sistemas de IA estejam em conformidade com regulamentações locais e globais, proporcionando aos usuários confiança e clareza.

Com o aumento exponencial do volume de dados processados e da complexidade dos modelos de IA, a escala e o desempenho tornam-se prementes. 

inteligência artficial
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Portanto, é vital garantir que os sistemas dessa tecnologia sejam capazes de operar eficientemente com grandes conjuntos de dados, mantendo altos níveis de desempenho.

Para endereçar esse desafio, profissionais que ocupam a posição de CTO devem implementar estratégias de escalabilidade horizontal e vertical, adotando tecnologias de nuvem flexíveis. 

Também é importante monitorar continuamente o desempenho de sistemas, otimizando algoritmos e infraestrutura para obter uma experiência de usuário mais tranquila e eficiente.

A jornada de transformação de IA é repleta de exigentes etapas, mas cada obstáculo superado representa uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento. 

Em empresas sérias e comprometidas, esses empecilhos devem ser encarados de frente, buscando soluções técnicas e promovendo uma cultura centrada na ética e transparência.

À medida que avançamos, continuamos a aprender e a evoluir, contribuindo para o avanço da IA. Essa transformação é uma jornada contínua, e as pessoas engajadas nesse âmbito devem compartilhar lições e insights para colaborar com a comunidade na construção de um futuro impulsionado por tecnologias que otimizam a rotina das pessoas e ajudam na evolução das sociedades.

Cleyton Ferreira
Cleyton Ferreira
Especialidades: negociação, compras, Servidores, Storage, Virtualização, Monitoramento, Sistemas operacionais, gerente de equipe de sistema, teleom de rede e administração de banco de dados. Desenhar soluções de alta disponibilidade. Centro de dados. Gestão de TI, ITIL, banco de dados e aplicação.
Postagens recomendadas
Outras postagens