17.6 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024
InícioTransformação digitalPlataformas de inteligência artificial: 5 ferramentas que todo líder de TI deve...

Plataformas de inteligência artificial: 5 ferramentas que todo líder de TI deve conhecer

Em um mundo em rápida transformação, a inteligência artificial (IA) tornou-se mais do que uma tendência; é um imperativo para as empresas que desejam se manter competitivas. De agropecuária a finanças, a IA está desempenhando um papel essencial na otimização de operações, melhorando a eficiência e desbloqueando novas possibilidades de inovação

“Nosso objetivo é sempre utilizar as tecnologias mais recentes e emergentes que possam ajudar nossos clientes a inovar e conquistar novos mercados em seus respectivos setores”, afirmou Cleyton Ferreira, Diretor de Tecnologia e Produtos na Compass UOL, em sua participação no podcast Itshow. 

A era do engenheiro de prompt e a importância da governança

O papel da IA não está apenas confinado a algoritmos e códigos; ela está evoluindo para incorporar profissionais altamente especializados, conhecidos como engenheiros de prompt, que estão configurando a maneira como interagimos com essas plataformas. Isso tem implicações significativas não apenas para a eficiência, mas também para a segurança, uma área que está se tornando cada vez mais crítica conforme hackers se tornam mais inventivos. 

Ferreira enfatiza a importância da governança e monitoramento contínuo, citando o uso do AI Cockpit pela Compass UOL para manter o controle sobre o ambiente de TI.

representação de inteligência artificial
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

A balança entre criatividade e segurança 

A velocidade da inovação pode entrar em conflito com a necessidade de governança e controle. O desafio está em permitir que os desenvolvedores, os quais Ferreira descreve como “profissionais super criativos”, possam experimentar e inovar, ao mesmo tempo em que garantem que as atividades permaneçam seguras e alinhadas com as políticas corporativas. 

Isso exige uma combinação de treinamento de segurança e tecnologia adequada para manter a conformidade sem sufocar a inovação.

Utilizando IA para alavancar oportunidades de mercado

Além de suas aplicações mais tradicionais em atendimento ao cliente e análise de dados, a IA está encontrando usos inovadores em setores menos óbvios. No ambiente agropecuário, por exemplo, as plataformas de IA estão ajudando a identificar pragas, otimizando a produção. No setor financeiro, a IA está sendo usada para avaliar a viabilidade de clientes potenciais, reduzindo riscos e aumentando a eficácia do investimento em novas oportunidades.

Como os profissionais de TI podem se preparar para o uso das plataformas de IA

Desde a ascensão do ChatGPT, um debate em curso tem sido a potencial substituição de escritores, jornalistas, especialistas em marketing e outros profissionais de criação de conteúdo por máquinas. 

Porém, ao invés de perceberem essas tecnologias como concorrentes, os especialistas sugerem que os profissionais adotem essas inovações e maximizem o potencial da inteligência artificial, que está cada vez mais presente em diversos setores.

Para estar à frente na era das ferramentas de inteligência artificial, os entusiastas de tecnologia são encorajados a acompanhar as tendências, se familiarizar com os aplicativos disponíveis, adquirir habilidades pertinentes, experimentar as soluções atuais e aprimorar o pensamento crítico.

1 1
Plataformas de inteligência artificial: 5 ferramentas que todo líder de TI deve conhecer 5

Ouça agora o episódio 13 disponível no Spotify!

Especialistas na área de tecnologia da Informação podem beneficiar-se do processamento rápido e capacidade de aprendizado do ChatGPT. Com aptidão em codificação, é possível criar soluções de IA customizadas, integrar recursos de IA em projetos em andamento, modificar soluções preexistentes e até mesmo criar ferramentas de IA de código aberto.

Vale destacar que o ChatGPT pode ser harmonizado com outras ferramentas de IA e sistemas de automação já em uso, proporcionando a criação de soluções mais ágeis e inovadoras.

Dominar o uso de “prompts” é indicado como uma habilidade essencial para maximizar as ferramentas, permitindo aos programadores conceber soluções mais adaptadas e eficientes. A aquisição dessa habilidade pode ser alcançada por meio de cursos online, treinamentos, oficinas e outras oportunidades de aprendizagem. 

Experimentar ferramentas atuais e buscar orientação de profissionais especializados em IA também pode ser de grande valia nessa jornada.

5 plataformas de IA que vão facilitar o seu dia a dia

1. Midjourney

Uma inovação alimentada por inteligência artificial, o Midjourney é uma plataforma de criação de imagens integrada ao Discord. O diferencial é sua abordagem colaborativa, onde imagens geradass são compartilhadas com todos os membros do grupo em que foram produzidas.

2. Tactiq

Esta extensão para Google Chrome transforma conversas de reuniões em texto escrito, distinguindo os falantes para uma organização clara. Além disso, possui integração com o ChatGPT, facilitando a produção de resumos concisos dos tópicos discutidos.

3. Browse AI

Focada em estratégias de negócios, a Browse AI ajuda empresas a monitorar adversários, coletar informações de sites para análises detalhadas e conduzir pesquisas de mercado. Um bônus é sua habilidade em identificar possíveis clientes. Gigantes do mercado, como Google, Amazon e Zapier são alguns de seus usuários.

2 1
Plataformas de inteligência artificial: 5 ferramentas que todo líder de TI deve conhecer 6

Quer saber mais sobre as facilidades das plataformas de Inteligência Artificial? Baixe o nosso material de apoio!

4. Talk to Books

Uma proposta do Google, Talk to Books permite que os usuários explorem o conteúdo dos livros utilizando a inteligência artificial. Ao inserir uma consulta ou declaração, o sistema busca trechos de livros que se alinham ao input do usuário. A ferramenta é ideal para localizar referências ou buscar insights de literatura para embasar decisões empresariais.

5. Timely

Otimizando a gestão de tempo, o Timely automatiza o acompanhamento das horas trabalhadas, permitindo que equipes se dediquem ao que realmente importa. Ele monitora a duração de todas as atividades online e offline, fornecendo um panorama detalhado do tempo despendido em tarefas variadas, desde documentação até videoconferências, tudo de maneira autônoma e eficiente.

Impacto das plataformas de inteligência artificial na indústria de TI

A indústria de TI tem se beneficiado com o uso da IA, não apenas em termos de aceleração do desenvolvimento, mas também na manutenção e monitoramento de aplicações. Ferramentas como ChatGPT da OpenAI são testemunhos vivos da simplicidade e eficiência que a IA pode trazer. A reutilização de ferramentas de IA existentes simboliza a eficiência na economia de recursos e aderência às práticas de segurança ideais.

O que o futuro da IA nos reserva

O futuro da IA parece promissor, com a tecnologia não se limitando apenas à interação entre humanos e máquinas. A automação de atividades manuais, a geração de código para partes comuns do software e até mesmo a criação de contratos são exemplos de como a IA está remodelando profissões e atividades. Como líderes de TI, é essencial que fiquemos à frente da curva, compreendendo as nuances da IA e garantindo que ela seja implementada de forma ética e eficiente.

indústria 4.0
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

A necessidade de ferramentas agregadoras

Com o crescimento da IA, surgem desafios inerentes à gestão e governança de várias plataformas. Aqui, ferramentas agregadoras de IA emergem como soluções para centralizar, monitorar e garantir a segurança no uso dessas plataformas. A privacidade e a segurança dos dados são essenciais e devem ser uma prioridade inabalável em qualquer implementação de IA.

À medida que avançamos na era da inteligência artificial, é essencial abraçar a tecnologia, compreender seus potenciais e desafios e implementá-la de maneira responsável e estratégica. Seu poder transformacional é inegável e, com a abordagem adequada, pode se tornar uma ferramenta valiosa para a gestão de negócios e oferta de soluções inovadoras.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Fernanda Martins
Fernanda Martins
Formada em Letras, com pós em mídias sociais, e redatora do portal de notícias Itshow. Já escreveu para vários blogs de cultura pop, produziu conteúdo no Facebook e no Instagram sobre literatura e até escreveu algumas fanfics pela internet. Hoje, se especializa em redação e usa suas habilidades de escrita crítica e literária para trazer mais sensibilidade aos textos e continuar fazendo o que ama.
Postagens recomendadas
Outras postagens