29.2 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioTransformação digitalAthena: Microsoft desenvolve próprio chip de IA para ChatGPT, diz The Information

Athena: Microsoft desenvolve próprio chip de IA para ChatGPT, diz The Information

A Microsoft está se preparando para lançar seu próprio chip de inteligência artificial, denominado “Athena”. O objetivo da empresa é utilizar o chip para alimentar tecnologias como chatbots, incluindo o ChatGPT, e ajudar a treinar modelos de linguagem ampla e dar suporte à inferência.

Desde 2019 a empresa vem trabalhando no desenvolvimento do chip e está atualmente em fase de testes com um pequeno grupo de funcionários da Microsoft e da OpenAI. De acordo com a reportagem do site The Information, a Microsoft espera que o Athena possa oferecer um desempenho melhor do que os chips comprados de outros fornecedores, economizando tempo e dinheiro em seus avanços em inteligência artificial.

A criação do Athena também pode ser vista como uma tentativa da Microsoft de competir com outras grandes empresas de tecnologia que já fabricam seus próprios chips para inteligência artificial, como Amazon e Google. Até o momento, a fabricante de chips Nvidia domina o mercado desse tipo de tecnologia.

O lançamento do chip está sendo acelerado pela Microsoft após o sucesso do ChatGPT. A empresa lançou este ano seu próprio mecanismo de busca com inteligência artificial, o Bing AI, capitalizando sua parceria com a OpenAI e buscando obter uma parte do mercado atualmente dominado pelo Google.

O desenvolvimento de um chip de inteligência artificial próprio pode representar uma vantagem competitiva significativa para a Microsoft, já que a tecnologia é cada vez mais essencial em diversos setores. Resta esperar para ver o desempenho do Athena e como ele pode impulsionar ainda mais os avanços em inteligência artificial da empresa.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens