27.8 C
São Paulo
sábado, junho 15, 2024
InícioTransformação digitalDigitalização automotiva: 5 exemplos do impacto dessa transformação no setor

Digitalização automotiva: 5 exemplos do impacto dessa transformação no setor

A digitalização é um processo que tem transformado diversos setores, e a indústria automotiva não fica de fora. Para garantir maior conectividade e experiências digitais aos clientes, as concessionárias têm buscado ferramentas ágeis e personalizadas, aumentando a produtividade e melhorando a tomada de decisões.

“O setor automotivo enfrenta um momento ímpar de oportunidades e desafios, com grandes transformações relacionadas aos modelos de negócios, processos de fabricação, novas tecnologias e análise de dados. Mas, antes de mais nada, o setor precisa estar preparado para estabelecer alianças estratégicas, acelerar algumas decisões e melhorar a experiência do consumidor. Somente assim, será possível aproveitar os bons ventos e se manter competitivo”, pontua Marcos Pavesi, head comercial da Dealersitesstartup que lidera a digitalização do mercado automotivo.

O momento é de digitalizar os processos e operações para acompanhar a evolução do mercado. Nessa perspectiva, o foco das concessionárias de veículos é a implementação de ferramentas que priorizam inovação e aplicativos mais acessíveis. Confira a seguir os principais motivos que têm levado concessionárias a adotarem um ecossistema digital para se manterem competitivas no mercado, segundo a Dealersites.

1 – Experiência do cliente

Segundo o estudo CX Trends Latam 2022, relatório de tendências em experiência do cliente na América Latina realizado pela Zendesk, uma experiência ruim é suficiente para levar 60% dos consumidores a procurar a concorrência na hora de realizar a próxima compra. Concessionárias têm investido em ferramentas para mapear a jornada do cliente e implementado sistemas que tornam o processo de compra mais fácil. Por meio de serviços multicanais e chatbots apoiados em Inteligência Artificial (IA), a comunicação com o cliente pode ser mais assertiva, personalizada e ágil.

carro 2 1
Digitalização automotiva: 5 exemplos do impacto dessa transformação no setor 3

2 – Novas possibilidades de mercado

A digitalização de processos, como o agendamento on-line de serviços e a disponibilização de informações sobre os veículos, permite que os clientes tenham acesso ao catálogo de automóveis de qualquer lugar, a qualquer momento, sem a necessidade de visitar a concessionária pessoalmente. Com o apoio da tecnologia, barreiras geográficas são eliminadas, empresas exploram novos mercados e clientes são fidelizados.

3 – Alavancar negócios

Os sistemas de gestão para concessionárias são exemplos de como a tecnologia pode ajudar a alavancar a performance das unidades. O investimento em inovação e ferramentas digitais não é mais uma opção, mas uma necessidade para se manter competitiva no mercado. Uma pesquisa realizada pela TNS Research apontou que as empresas que investem em tecnologia têm aumento significativo na receita e crescem cerca de 60% a mais em comparação com aquelas que não investem.

carro 1
Digitalização automotiva: 5 exemplos do impacto dessa transformação no setor 4

4 – Tomada de decisão

Concessionárias que investem em tecnologia para execução e tomada de decisões estão à frente no mercado. Em um setor cada vez mais competitivo e dinâmico, a análise de dados pode ajudar as empresas do setor automotivo a entender as tendências do mercado e os comportamentos dos clientes. Além disso, a implementação de sistemas de gestão que interligam departamentos, minimizam retrabalhos e centralizam informações, permite análises aprofundadas e confiáveis que podem ser empregadas na definição de estratégias.

5 – Processos mais eficientes

Com a digitalização, os processos se tornam mais eficientes e rápidos. A implementação de ferramentas para a gestão de estoque, por exemplo, pode garantir que as peças sejam compradas de forma mais assertiva, sem excessos ou faltas. A automação de processos também reduz a possibilidade de erros humanos, otimizando o tempo e reduzindo custos.

Com informações da DealerSites.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens