A cibersegurança tem se consolidado como uma das principais áreas de investimento para gestores de TI na América Latina, conforme aponta a pesquisa IDC Cyber Security Research Latin America 2023. No entanto, o Brasil, mesmo liderando os gastos com TI na região, ainda investe abaixo da média global em segurança cibernética.
Cerca de 39% dos executivos de TI latino-americanos têm planos de investir em segurança de TI neste ano. No Brasil, os gastos com cibersegurança devem representar 3,5% dos investimentos totais em TI até o final de 2023, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Ainda assim, essa porcentagem não atende às demandas crescentes do setor.
Segundo o estudo IDC Worldwide Security Spending Guide – Latin America 2022, as empresas brasileiras têm buscado fortalecer suas estratégias de segurança, adotando medidas como Messaging Security Software e Tier 2 SOC Analytics. A expectativa é que, nos próximos anos, haja uma migração para centros de operações de segurança autônomos, visando uma gestão de risco mais eficiente.