17.4 C
São Paulo
quinta-feira, junho 20, 2024
InícioCibersegurançaMalware neutralizado pelo FBI permanece ativo no Brasil

Malware neutralizado pelo FBI permanece ativo no Brasil

De acordo com o mais recente Índice Global de Ameaças da Check Point Research (CPR), o Brasil registra um índice de impacto do malware Qbot quase três vezes maior que a média global para agosto, mesmo após esforços internacionais para desmantelá-lo.

Paralelamente, uma nova variante do malware ChromeLoader, denominada “Shampoo”, tem sido motivo de preocupação. Ela atinge especificamente usuários do Google Chrome, alavancando anúncios falsos para disseminar extensões maliciosas que capturam dados e introduzem anúncios indesejados durante a navegação.

desenho de um hacker de computador com um malware
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

O relatório da CPR também ressaltou mudanças no panorama de ataques a setores específicos. Em 2023, o setor de comunicações subiu no ranking, ultrapassando o de saúde como um dos mais visados. Enquanto isso, nacionalmente, os setores governamental, militar, transportes e utilities lideram como os mais atingidos por ciberataques em agosto.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens