22.8 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioInfraestrutura e TIEntenda como vai funcionar a rede 4G LTE da Nokia na Lua

Entenda como vai funcionar a rede 4G LTE da Nokia na Lua

A Nokia Bell Labs vai criar a primeira rede de comunicações na Lua, fundamental para a futura estação espacial Gateway na órbita lunar, e também na exploração do nosso satélite natural a partir da segunda metade dessa década.

O projeto faz parte da iniciativa Tipping Point da NASA, e a Nokia recebeu um investimento de US$ 14,1 milhões para criar uma rede celular 4G LTE que será instalada, configurada e aplicada no lander Nova-C, feito pela Intuitive Machines, enviado na missão não-tripulada IM-2. A rede deve ficar na região do polo sul da Lua. 

O que precisou ser adaptado para a rede 4G poder ser usada na Lua 

A tecnologia usada na rede da Nokia na Lua será otimizada e adaptada para lá, com componentes e materiais que consigam se manter operacionais no vácuo da Lua e também em suas temperaturas extremas.

Unidade da estação base da rede 4G da Nokia, adaptada e produzida para a missão lunar

Assim, como cita a Nokia no release, o hardware precisa ser “fortalecido”, ou não poderá ser usado na Lua. A imagem acima mostra um componente da estação base reprojetado para as condições da superfície lunar.

A missão da Nokia Bell Labs é estabelecer a viabilidade de tecnologias celulares em futuros projetos de exploração espacial, adaptando tecnologias comerciais existentes para o ambiente único da superfície lunar. 

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação do projeto.

Desafios da missão lunar

Os desafios são imensos, passando por radiação, peso, descargas elétricas e questões térmicas, além do fato de não existirem técnicos na Lua para fazerem consertos, caso eles sejam necessários. Isso foi resolvido por redundância, criando sistemas de backup para todos os componentes, e são acionados automaticamente em uma falha.

Antes disso, o primeiro passo é reduzir o peso e tamanho, mas também aumentar sua resistência, garantindo que os componentes da rede sobrevivam a vibração intensa do lançamento em um foguete Falcon 9 da SpaceX.

O RCR Wireless News esteve na MWC 2023 em Barcelona, Espanha, e conversou com Luiz Maestro da Nokia Bell Labs, que disse que “as comunicações são uma capacidade crítica para a futura exploração espacial.”

Como a missão não tripulada está prevista para esse ano, os testes da rede 4G LTE da Nokia na Lua estão bem próximos. Saiba mais sobre o projeto da rede 4G LTE na Lua no site da Nokia Bell Labs.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Nick Ellis
Nick Ellis
Jornalista de tecnologia, designer de formação e um dos pioneiros da blogosfera brasileira, Nick foi o fundador e primeiro editor-chefe do TechTudo. É o criador dos sites Digital Drops e Blog de Brinquedo, além de ter sido o CEO do Meio Bit por mais de 12 anos. Tem mais de 15 anos de experiência gerenciando redações de tecnologia, além de ser redator de artigos, colunas e reviews de smartphones, TVs, tablets e notebooks, entre muitos outros produtos e serviços. Nick tem mais de uma década de experiência na cobertura das principais feiras e eventos de tecnologia do mundo como a CES, a Computex e a IFA, entre outras. Nos últimos 3 anos, foi editor de produtos, reviews e veículos no site Olhar Digital.
Postagens recomendadas
Outras postagens