A inteligência artificial tem sido cada vez mais presente no mercado, e a Lastro, startup especializada em imóveis, lançou recentemente a Lais (Lastro Artificial Intelligence System), uma espécie de ChatGPT exclusivo para o mercado imobiliário. Usando o GPT-4, versão mais avançada do modelo de IA que serve de base para o ChatGPT da OpenAI, a Lais oferece informações personalizadas para proprietários, inquilinos e profissionais do setor.
Ao contrário do ChatGPT, que usa uma base de informações ampla e não é tão especialista, a Lais foi criada com uma nova camada especializada no mercado imobiliário. Nessa camada, a inteligência artificial aprendeu sobre todas as particularidades do mercado, como a lei do inquilinato, dados médios de mercado de 317 cidades, suporte a cálculo de reajuste de locação e diversas outras minuciosidades que existem no Brasil. Esse conhecimento especializado torna a interação com a Lais mais precisa e personalizada do que as buscas genéricas no Google ou no ChatGPT.
A Lais oferece várias funcionalidades, como explicação de termos técnicos, detalhamento de regras e práticas comuns do mercado e dicas para a resolução de impasses enfrentados nos relacionamentos imobiliários, como a locação ou compra de um imóvel, a contratação de financiamentos imobiliários ou o relacionamento entre condôminos do mesmo edifício. A ferramenta pode ser acessada no site oficial da Lastro ou diretamente via WhatsApp.
O desenvolvimento da Lais envolveu diversos membros do time da startup, em conjunto com especialistas do mercado imobiliário, até chegar na versão atual. Foi necessário um esforço de tecnologia para parametrizar o modelo inicial e integrar diferentes bases de dados, e a interação humana foi fundamental para criar um modelo cada vez mais preciso e completo.
Outras iniciativas da Lastro
Além da Lais, a Lastro está investindo em iniciativas que aplicam a inteligência artificial na melhoria de processos internos, como a automatização de etapas de seu funil de vendas, a ativação de novos clientes e o atendimento a clientes existentes. A empresa estima que essas iniciativas podem reduzir em até 80% o tempo gasto no processo, bem como diminuir em mais de 90% os custos associados.
A startup acredita que a tecnologia deve ser utilizada para permitir que os participantes do mercado interajam de forma mais rápida, completa e precisa. Sua visão é construir ferramentas de inteligência artificial que contribuam positivamente para o mercado imobiliário, empoderando as pessoas. Segundo a Lastro, “não se trata de substituir o cuidado e o atendimento humano, mas sim de criar ferramentas que deixem esse atendimento ainda melhor”.
Você pode acessar a Lais, clicando aqui.
Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.