23.2 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioTransformação digitalBedrock: conheça as novas ferramentas de IA lançadas pela Amazon Web Services

Bedrock: conheça as novas ferramentas de IA lançadas pela Amazon Web Services

A Amazon Web Services (AWS) lançou nesta quinta-feira (13) novas ferramentas de inteligência artificial que permitem aos seus clientes criarem seus próprios chatbots de IA e geradores de imagens.

Os modelos de linguagem grande (LLMs, ou Large Language Models) chamados Titan e o serviço de computação em nuvem chamado Bedrock foram projetados para ajudar as empresas a desenvolverem soluções personalizadas de IA generativa.

Bedrock: conheça as novas ferramentas de IA lançadas pela Amazon Web Services

Os LLMs são tecnologias avançadas de IA que podem receber qualquer tipo de entrada escrita e transformá-la, traduzi-la ou interpretá-la de maneiras diferentes. O mais famoso deles é o GPT da OpenAI, que atualmente está em sua quarta versão, o GPT-4, mas como a Amazon é uma empresa que investe muito em IA, não é uma surpresa que tenha lançado suas próprias soluções.

Com o lançamento do Titan e do Bedrock, a AWS possibilita que as empresas personalizem “modelos de fundação” usando seus próprios dados. Os modelos de base são as principais tecnologias de IA que servem como pontos de partida para as empresas construírem soluções de IA.

O Bedrock permite que as empresas incorporem seus dados proprietários, customizando os modelos para suas próprias necessidades. Além disso, a AWS fornecerá aos clientes os modelos de fundação LLM proprietários da Amazon, conhecidos como Amazon Titan, bem como modelos de empresas terceirizadas.

Um aspecto importante do fornecimento do serviço Bedrock é permitir que os clientes da AWS testem essas novas tecnologias de IA sem gerenciar os servidores de data center subjacentes que os alimentam. A Amazon diz que os servidores subjacentes para o serviço Bedrock utilizarão uma combinação de chips AI personalizados da Amazon e GPUs da Nvidia, que atualmente é o maior fornecedor de chips AI.

Outras novidades de IA da Amazon

Bedrock: conheça as novas ferramentas de IA lançadas pela Amazon Web Services

Além disso, a Amazon também anunciou uma prévia do Amazon CodeWhisperer, um assistente de codificação com inteligência artificial semelhante ao GitHub Copilot e Replit Ghostwriter. O assistente é gratuito para uso individual e está disponível para avaliação hoje.

Com a introdução dessas novas tecnologias de IA, a AWS está seguindo os passos de seus concorrentes, Microsoft e Google, que já integram chatbots de IA em seus mecanismos de busca e operações em nuvem.

Bedrock: conheça as novas ferramentas de IA lançadas pela Amazon Web Services

A AWS está se concentrando em fornecer soluções personalizadas de IA generativa para seus clientes, ajudando-os a desenvolver suas próprias soluções de chatbot e geração de imagens. Além disso, com seus novos produtos, os modelos Titan e Bedrock, a AWS espera atrair mais clientes para sua plataforma de nuvem e expandir seu mercado de IA.

Saiba mais sobre o Amazon Bedrock.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens