20.4 C
São Paulo
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
InícioTransformação digitalElon Musk e pesquisadores pedem pausa de 6 meses nas pesquisas de...

Elon Musk e pesquisadores pedem pausa de 6 meses nas pesquisas de inteligência artificial

Um grupo de pesquisadores de inteligência artificial (IA) assinou uma carta pública nesta quarta-feira (29) pedindo uma pausa nos desenvolvimentos de IA que estão acontecendo em todo o mundo. A carta, publicada pelo Future of Life Institute (FLI), conta com 1280 assinaturas até o momento da publicação deste post, incluindo a do fundador da SpaceX, Elon Musk. 

Elon Musk e pesquisadores pedem pausa de 6 meses nas pesquisas de inteligência artificial

O Future of Life Institute é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a garantir que o desenvolvimento de IA seja benéfico para a humanidade. Na carta, o grupo de pesquisadores cita que os laboratórios de estão atualmente presos em uma “corrida fora de controle” para desenvolver e implantar sistemas de aprendizado de máquina “que ninguém – nem mesmo seus criadores – pode entender, prever ou controlar confiavelmente”.

O que diz a carta que pede uma pausa nas pesquisas de IA?

Um trecho da carta diz: “Pedimos que vocês, que lideram empresas e laboratórios de IA, parem imediatamente por pelo menos 6 meses o treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4 e se concentrem em modelos de IA com menos probabilidades de causar danos irreparáveis”.

Elon Musk e pesquisadores pedem pausa de 6 meses nas pesquisas de inteligência artificial

Além de Elon Musk, a carta é assinada por vários pesquisadores e CEOs de IA conhecidos, além de personalidades como o professor e autor Yuval Noah Harari, o lendário cofundador da Apple, Steve Wozniak, e o cofundador do Skype, Jaan Tallinn.

Preocupação com o uso da inteligência artificial

Os pesquisadores estão preocupados com o impacto potencialmente negativo da IA na privacidade, segurança e emprego. A IA já está sendo usada para tomar decisões críticas em áreas como finanças, medicina e justiça. A preocupação é que esses sistemas possam ser desenvolvidos sem a devida consideração de possíveis efeitos colaterais.

Além disso, eles também enfatizam a necessidade de mais pesquisa em IA explicável. Muitos sistemas de aprendizado de máquina são caixas pretas, o que significa que é difícil entender como eles tomam decisões ou por que fazem o que fazem. Isso pode levar a erros graves e até mesmo a consequências fatais, especialmente em áreas como a medicina, onde a tomada de decisões precisa ser transparente e explicável.

Elon Musk e pesquisadores pedem pausa de 6 meses nas pesquisas de inteligência artificial

Elon Musk, em particular, tem sido um crítico da IA e suas possíveis consequências negativas. Ele já alertou sobre a possibilidade de a IA tornar-se “mais inteligente” do que a humanidade e até mesmo ameaçar a sobrevivência da espécie humana. A carta é mais um exemplo de sua preocupação com o assunto.

Embora a IA tenha o potencial de revolucionar o mundo em muitos aspectos, é importante lembrar que é uma tecnologia nova e em rápida evolução que ainda tem muito a aprender. É responsabilidade dos pesquisadores de IA trabalhar em conjunto para garantir que sua pesquisa beneficie a humanidade, ao invés de prejudicá-la. 

A pausa de seis meses nos “gigantes experimentos de IA” pode ser uma oportunidade para os pesquisadores refletirem sobre suas prioridades e trabalharem em direção a um futuro em que a IA beneficie toda a humanidade.

Perguntamos ao Google Bard o que ele achava dessa pausa de 6 meses nas pesquisas de IA, e ele gostou da ideia.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens