17.4 C
São Paulo
quinta-feira, junho 20, 2024
InícioCibersegurançaEuropol emite alerta sobre uso criminoso do ChatGPT

Europol emite alerta sobre uso criminoso do ChatGPT

A Europol, agência policial da União Europeia, emitiu um alerta nesta segunda-feira (27) sobre possíveis usos indevidos do ChatGPT, um chatbot com inteligência artificial (IA) da OpenAI. De acordo com a agência, a ferramenta pode ser utilizada em tentativas de phishing, desinformação e crimes cibernéticos, o que levanta questões legais e éticas.

O ChatGPT é um dos chatbots mais avançados do mercado e é capaz de conversar com usuários em linguagem natural, fornecendo informações úteis e soluções para diversos problemas. No entanto, essa mesma capacidade também pode ser explorada por criminosos cibernéticos.

Europol emite alerta sobre uso criminoso do ChatGPT
Europol emite alerta sobre uso criminoso do ChatGPT 4

Os golpistas podem, por exemplo, usar o chatbot para enviar mensagens enganosas aos usuários, convencendo-os a clicar em links maliciosos ou a fornecer informações confidenciais. Ele também pode ser usado para disseminar desinformação em massa, o que pode ser especialmente perigoso em contextos políticos sensíveis.

Europol emite alerta sobre uso criminoso do ChatGPT
Europol emite alerta sobre uso criminoso do ChatGPT 5

As preocupações levantadas pela Europol destacam a importância de garantir a segurança e a privacidade dos usuários em um mundo cada vez mais conectado e automatizado. Além disso, destaca também a importância de uma regulamentação adequada para a tecnologia de inteligência artificial, a fim de minimizar os riscos e maximizar os benefícios.

Europol emite alerta sobre uso criminoso do ChatGPT
Europol emite alerta sobre uso criminoso do ChatGPT 6

No entanto, é importante notar que o ChatGPT em si não é necessariamente perigoso ou malicioso. A questão é como ele é usado e quem o usa. A Europol enfatizou a necessidade de conscientização e educação dos usuários, bem como a colaboração entre empresas de tecnologia, reguladores e agências de aplicação da lei para combater o uso indevido da tecnologia.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens