20.4 C
São Paulo
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
InícioCibersegurançaHackers levam menos de 24h para invadir redes corporativas

Hackers levam menos de 24h para invadir redes corporativas

A segurança cibernética enfrenta novos desafios à medida que os cibercriminosos aprimoram suas táticas. Uma pesquisa recente conduzida pela equipe Sophos X-Ops revelou que o tempo médio de permanência dos invasores nas redes – desde o início de um ataque até sua detecção – caiu de dez para oito dias. Em situações de ataques de ransomware, esse período é ainda mais curto, reduzindo-se para cinco dias.

O estudo também trouxe à tona um dado preocupante: o tempo que os invasores levam para conseguir acessar o Active Directory (AD) das empresas é de apenas 16 horas. O AD, responsável por gerenciar a identidade e o acesso aos recursos organizacionais, é uma ferramenta importante. Uma vez comprometido, os cibercriminosos têm a capacidade de controlar toda a organização, acessando dados valiosos e realizando atividades mal-intencionadas.

Os ataques de ransomware, em particular, mostraram-se predominantes, representando 69% das investigações. Curiosamente, 81% desses ataques ocorreram fora do horário comercial, com quase metade sendo detectados às sextas ou sábados.

O relatório da Sophos baseia-se em dados coletados de janeiro a julho de 2023, abrangendo 25 setores em 33 países. A maioria dos casos (88%) envolveu organizações com menos de mil funcionários.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens