14.1 C
São Paulo
segunda-feira, julho 22, 2024
InícioTransformação digitalIA generativa e produtividade no mercado de trabalho: como a tecnologia tem...

IA generativa e produtividade no mercado de trabalho: como a tecnologia tem contribuído para a eficiência

Realidade na rotina de diversos profissionais no Brasil, o uso de inteligência artificial (IA) é uma aliada em várias frentes, sendo uma delas a produtividade. Um estudo da global AI Snapshot, desenvolvido pela empresa Salesforce, mostrou que oito em cada dez dos usuários brasileiros de IA generativa (81%) afirmam que a produtividade aumentou devido ao uso das ferramentas, taxa superior à média global de 71%.

Com as novidades constantes promovidas pela inteligência artificial, diversas portas são constantemente abertas e uma série de possibilidades são ofertadas pela tecnologia. Se antes seu uso era amplamente voltado para a automação de tarefas, hoje a IA também pode ser utilizada na organização, planejamento e até desenvolvimento de funções complexas, aumentando assim a eficiência e a rapidez das entregas.

Mas como medir a utilização correta dessas ferramentas entre os colaboradores?! Primeiro, é necessário entender como estão usando a IA e quais aplicações realmente fazem sentido para a realidade da empresa. Afinal, com tantas formas de usar essa tecnologia, pode ser fácil se perder e não ter uso proveitoso do que é oferecido. Além disso, alguns profissionais aderiram à inteligência artificial em suas rotinas por conta própria, sem necessariamente contar com o auxílio ou orientações de seus gestores.

Produtividade e eficiência

Dados da Microsoft, de uma pesquisa conduzida pela Edelman Comunicação em dezembro de 2023, apontaram que sete em cada dez empresas de micro, pequeno e médio porte (74%) usam inteligência artificial com frequência no dia a dia. Entre os principais benefícios citados, se destacam o ganho de eficiência e produtividade (72%).

Para corroborar com isso, é possível observar a popularização de ferramentas de controle de produção e gerenciamento de tempo que ajudam o profissional a organizar o dia de trabalho de forma autônoma e com o máximo possível de aproveitamento. Além delas, vimos nascer todos os dias uma nova plataforma que vai otimizar uma tarefa, como o próprio ChatGPT que é capaz de funções como produzir e editar textos, resumir conteúdos inteiros, criar códigos de programação, entre outras.

A inteligência artificial já está mudando a forma que trabalhamos e com suas atualizações é provável que isso mude ainda mais. É importante estar preparado para se adaptar rapidamente e não perder a chance de crescer junto a essa tecnologia.

IA generativa
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Aplicação e outros benefícios da IA generativa

Para uma aplicação mais acertada da IA no ambiente de trabalho, é importante que a empresa forneça insumos para o aprendizado do uso das ferramentas e, se possível, que treinamentos sejam ministrados aos colaboradores. Dessa forma, aqueles que já usam a tecnologia podem aprimorar a experiência e quem ainda não utiliza terá a oportunidade de conhecer mais sobre ela e aplicar de maneira efetiva.

É o que mostra uma pesquisa conduzida pelo LinkedIn, que ouviu 1,5 mil trabalhadores do Brasil, e destacou que quase metade dos entrevistados (48%) já experimentou ferramentas de IA, como o ChatGPT, em suas rotinas de trabalho. Já os outros 62% expressaram o desejo de aprender mais sobre a tecnologia, e 38% afirmam não ter recebido treinamento adequado de seus empregadores.

Os treinamentos poderão garantir mais segurança e discutir princípios éticos acerca do tema, direcionados para cada área de atuação. Visando seguir o cumprimento da LGPD de forma correta, a capacitação diminui os riscos relacionados à IA e aumenta os benefícios da eficiência digital.

Já quando falamos de benefícios, para além do aumento da produtividade, podemos destacar a redução de custos, uma vez que com a inteligência artificial é possível a realização de diferentes tarefas por profissionais diversos, independente da área de atuação. Além disso, também é possível automatizar demandas muito manuais, dando a liberdade que o colaborador precisa para focar em questões estratégicas. 

O atendimento ao cliente também é uma área que pode se beneficiar da IA. Seja com a prestação de suporte 24 horas por dia, por meio dos canais de comunicação da marca, ou prestando um primeiro atendimento para a triagem até um atendente humano quando necessário. 

De diversas maneiras, a inteligência artificial já é capaz de beneficiar empresas e trabalhadores, que poderão expandir ainda mais o alcance disso e doutrinar as próximas gerações para usufruírem ainda mais do que a tecnologia pode proporcionar.

Renan Torres
Renan Torres
Renan Torres é Vice-presidente executivo (CSO - Chief Sales Officer) na Arklok Tecnologia. Profissional apaixonado por vendas e resultado.
Postagens recomendadas
Outras postagens