17.6 C
São Paulo
sexta-feira, junho 21, 2024
InícioLiderança de TILonginus Timochenco, Co-Fundador do CISO's Club Brasil, analisa as principais tendências e...

Longinus Timochenco, Co-Fundador do CISO’s Club Brasil, analisa as principais tendências e desafios de TI para 2024 em entrevista exclusiva

Longinus Timochenco, co-fundador do CISO’s Club Brasil e um dos 100 líderes de TI para se seguir em 2024, em uma entrevista exclusiva ao Itshow, destacou os principais impactos e desafios no mercado de tecnologia da informação (TI) para os anos de 2023 e 2024. Ele enfatizou a influência contínua da pandemia na recuperação do tempo perdido e a rápida evolução tecnológica que, segundo ele, supera a capacidade de absorção do mercado, gerando rupturas e ansiedades.

Timochenco apontou a sustentabilidade e responsabilidade social como pressões crescentes para as empresas, que enfrentam flutuações econômicas globais agravadas por questões de guerra, escassez de mão de obra e materiais. Ele ressaltou a importância de regulamentações de conformidade e mudanças nas normas governamentais como desafios adicionais, exigindo adaptações e investimentos para garantir a conformidade.

A escassez de recursos profissionais e materiais foi outra questão abordada, juntamente com as tensões comerciais globais e a transformação digital, que ele descreve como um desafio constante, especialmente na integração de tecnologias como inteligência artificial, automação e análise de dados.

Quando questionado sobre os desafios para 2024, Timochenco enfatizou que a transformação digital e a globalização continuarão a ser tópicos relevantes, juntamente com a escassez de matérias-primas e regulamentações mais rigorosas devido ao aumento dos crimes cibernéticos digitais. Ele prevê flutuações econômicas imediatas como uma resposta às condições globais em constante mudança.

Sobre as inovações tecnológicas que impactarão o setor de TI em 2024, Timochenco destacou a inteligência artificial, a necessidade de cibersegurança, a importância da proteção de dados sensíveis e a privacidade de dados. Ele também mencionou a tecnologia 5G, a conectividade avançada e o aumento do uso de dispositivos IoT.

AnyConv.com Banners 2
Longinus Timochenco, Co-Fundador do CISO's Club Brasil, analisa as principais tendências e desafios de TI para 2024 em entrevista exclusiva 2

Baixe agora o guia de 100 líderes de tecnologia que você precisa acompanhar em 2024!

Falando sobre o futuro do trabalho remoto e da colaboração digital, Timochenco observou que a pandemia acelerou a adoção do trabalho remoto no Brasil, um movimento que ele acredita ser irreversível devido aos benefícios tanto para colaboradores quanto para as empresas. Ele destacou a importância de aumentar a segurança, já que os colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar.

Em relação às habilidades valiosas para líderes de TI, ele enfatizou a importância da gestão de equipes, visão estratégica, gerenciamento de mudanças, compreensão dos negócios, habilidades técnicas, comunicação clara e eficaz, gerenciamento de riscos, inovação, ética e responsabilidade social.

Timochenco também abordou as prioridades de investimento em TI para 2023 e 2024, destacando a cibersegurança, a transformação digital, a computação em nuvem, a automação de processos robóticos e a recuperação de desastres e resiliência como áreas chave. Ele acredita que as empresas estão investindo com cautela devido a fatores como adoção de novas tecnologias, ambiente regulatório e condições macroeconômicas.

Por fim, ele recomendou que as empresas realizem avaliações de risco, invistam em treinamento e conscientização sobre cibersegurança, atualizem software, estabeleçam políticas e senhas fortes e melhorem a proteção de endpoints para se prepararem para os desafios de cibersegurança em 2024.

Fernanda Martins
Fernanda Martins
Formada em Letras, com pós em mídias sociais, e redatora do portal de notícias Itshow. Já escreveu para vários blogs de cultura pop, produziu conteúdo no Facebook e no Instagram sobre literatura e até escreveu algumas fanfics pela internet. Hoje, se especializa em redação e usa suas habilidades de escrita crítica e literária para trazer mais sensibilidade aos textos e continuar fazendo o que ama.
Postagens recomendadas
Outras postagens