22.8 C
São Paulo
domingo, fevereiro 25, 2024
InícioCibersegurançaMind The Sec 2023 traz líder dos NOCs da DEF CON e...

Mind The Sec 2023 traz líder dos NOCs da DEF CON e da ShmooCon para falar sobre segurança de redes e seus desafios

São Paulo, SP – O Mind The Sec 2023 trouxe entre seus destaques do último dia a palestra do Luiz Eduardo, líder veterano dos NOCs da DEF CON e da ShmooCon. Realizado no espaço Transamérica entre os dias 12 e 14 de setembro, o Mind The Sec é uma referência para profissionais de TI e segurança da informação.

Luiz, que também ocupa o cargo de diretor sênior da equipe de segurança de produtos na HPA Aruba Network, relembrou seu caminho na DEF CON desde que ingressou no evento na sua 14ª edição. Ele detalhou o árduo processo de montagem e gerenciamento das redes nesses imensos encontros hacker, muitas vezes referidos como “a rede mais hostil do mundo”. 

Palestra do Luiz Eduardo Mind The Sec 2023
Luiz Eduardo, líder dos NOCs da DEF CON e da ShmooCon, fala sobre segurança na rede no Mind The Sec 2023

A logística por trás da operação, que abrange desde desafios técnicos, como a instalação de controladores de wireless, até obstáculos como normas sindicais em Las Vegas, foi um dos pontos de destaque.

A palestra trouxe ainda o desafio de montar uma robusta infraestrutura de rede com uma equipe enxuta, tendo em vista o alto volume de participantes, que chegou a 30.000 em algumas edições. Luiz também abordou o trabalho conjunto com centros de convenções, citando o Caesars Forum, para assegurar compatibilidade de equipamentos e atendimento à demanda do evento.

Palestra do Luiz Eduardo Mind The Sec 2023
Luiz Eduardo, líder dos NOCs da DEF CON e da ShmooCon, fala sobre segurança na rede no Mind The Sec 2023

A importância de planejamento, resiliência e adaptação no gerenciamento desses eventos foi um tema também muito abordado. A segurança, especialmente quando se lida com um público altamente qualificado no campo hacker, se torna uma prioridade. Apesar dos desafios, o especialista evidenciou que o planejamento e uma equipe comprometida garantem a entrega de uma rede segura e eficiente.

Para a alta liderança de TI, os insights de Luiz Eduardo servem como uma bússola para entender a dinâmica, os desafios e as melhores práticas na configuração e gestão de redes em ambientes altamente desafiadores.

Confira mais detalhes sobre o Mind The Sec 2023 nas nossas redes sociais.

Fernanda Martins
Fernanda Martins
Formada em Letras, com pós em mídias sociais, e redatora do portal de notícias Itshow. Já escreveu para vários blogs de cultura pop, produziu conteúdo no Facebook e no Instagram sobre literatura e até escreveu algumas fanfics pela internet. Hoje, se especializa em redação e usa suas habilidades de escrita crítica e literária para trazer mais sensibilidade aos textos e continuar fazendo o que ama.
Postagens recomendadas
Outras postagens