27.8 C
São Paulo
sábado, junho 15, 2024
InícioLiderança de TIMCIO Brasil: Celebrando 20 anos de conquistas femininas e colaboração no setor...

MCIO Brasil: Celebrando 20 anos de conquistas femininas e colaboração no setor tecnológico

Em um eco de colaboração e engajamento, a festa de aniversário de 20 anos da MCIO Brasil no museu A casa do objeto brasileiro, nesta quarta-feira (8), foi um testemunho vivo da crença de que “ninguém sozinho faz alguma coisa. A gente só faz a coisa, a gente só constrói quando tem muitas pessoas engajadas para um objetivo comum. É disso que se trata essa festa,” segundo Maria Goreti Faria, Executiva de Contas Estratégicas na Kiza Informática e homenageada no evento.

O evento, que também marcou a premiação de 2023 em reconhecimento a empresas e executivas que incentivam a equidade de gênero no setor, refletiu um crescimento extraordinário, superando metas de expansão e presença feminina. “A nossa meta, este ano, era crescer 15%, até final de outubro, já havíamos crescido 44%. Hoje, nós somos mais de 320 mulheres em 13 estados do Brasil, e em 7 países fora do Brasil”, destacou Ione de Almeida Coco, presidente da MCIO Brasil. 

Fabio Camara, Fundador e CEO na Engemon IT, ressaltou: “É uma causa que a gente acredita muito no nosso mercado de tecnologia. Hoje, a nossa gestão detém mais de 80% de mulheres. A gente acredita muito nesse evento e fizemos diversas ações com a MCIO, como a parte de especializações de mulheres de baixa renda para a entrada no mercado de tecnologia. E, para a gente, é uma data muito especial estar aqui, vendo a diversidade que não é apenas a coisa certa a fazer, mas inteligente. Promover a equidade.”

A importância de visibilizar o papel da mulher foi enfatizada por Samanta Calefi, Gerente de DHO na IT Lean: “Fala sobre o trabalho da mulher, o trabalho de cuidado que a mulher tem, que normalmente é invisível. As pessoas não vêem, não enxergam muito bem, mas o trabalho que a gente tem como profissional, como mãe e como cuidadora lá dos nossos pais e da nossa família. Então, o quanto é importante ter um evento como esse que reconhece as mulheres, um evento como esse que premia mulheres e que empodera as mulheres.”

MCIO
Evento da MCIO Brasil reuniu profissionais e empresas que trabalham pela equidade de gênero no setor

Fernanda Sabino, da Área de Projetos Estratégicos na Komatsu do Brasil, tocou em um ponto vital, a identidade feminina: “Ficamos no arquétipo da mãe, da dona de casa, da executiva e esquecemos quem somos. A ideia é lembrar da feminilidade que habita em nós.”

A Accenture Brasil, reconhecida durante o evento, ilustrou o compromisso corporativo com a equidade de gênero. Fabiana Piesigilli, Diretora de Technology Strategy & Advisory na empresa, compartilhou: “Não há como promover a equidade de gênero sem ações intencionais. Essa premiação é importante porque traz aos holofotes as empresas que estão sendo intencionais nesse sentido e servem como exemplo às que ainda não estão. Temos uma meta global de ter, até 2025, 50% do quadro de colaboradores e 30% dos diretores sendo mulheres, e já estamos com 45% da força de trabalho sendo mulheres e 25% dos diretores. Estamos muito felizes com o reconhecimento, é o resultado do trabalho de 10 anos do nosso programa de equidade, o One Awake, liderado pela Andrea Thiago, e da nossa área de Inclusão e diversidade. E queremos que cada vez mais empresas sigam o nosso exemplo.”

A MCIO Brasil 2023 provou ser mais do que uma celebração; mas um marco de progresso, um lembrete da força do propósito compartilhado e um convite à ação para a inclusão e o reconhecimento das mulheres no setor tecnológico.

MCIO
A premiação MCIO Brasil 2021 visa reconhecer o trabalho de executivos e empresas que promovem a equidade de gênero

Premiação MCIO Brasil 2023: Reconhecendo lideranças femininas na tecnologia

A premiação MCIO Brasil 2023, realizada em estreita colaboração com a Fundação Dom Cabral (FDC), uma instituição de excelência em ensino e pesquisa em administração e negócios, foi o ponto alto do evento e um marco na promoção da diversidade e inclusão na indústria de tecnologia. 

O prêmio visou destacar as realizações notáveis de executivas e empresas que estão ampliando a representatividade feminina neste setor dinâmico. Com a FDC fornecendo o método, os critérios e a seleção das premiações, o evento garantiu um processo rigoroso e justo para identificar as mais destacadas contribuições ao campo.

MCIO
Walkiria Schirrmeister Marchetti, Diretora executiva de TI

Este ano, a premiação celebrou o sucesso e a influência de mulheres líderes na tecnologia, reconhecendo aquelas que não apenas alcançaram o auge profissional, mas que também abriram caminhos para outras mulheres no setor. O Bradesco foi homenageado, representado pela Walkiria Schirrmeister Marchetti, Diretora Executiva de TI, trazendo uma liderança exemplar e estratégias inovadoras para a mesa. Já a Accenture foi reconhecida por sua dedicação à inclusão feminina no mundo da tecnologia e consultoria, sendo representada pela Fabiana Piesigilli, Diretora de Technology Strategy & Advisory.

MCIO
Fabiana Piesigilli, Diretora de Technology Strategy & Advisory da Accenture

Além disso, o evento aplaudiu o trabalho de Roberta Grünthal, Superintendente Executiva de TI e Portfólio na BB Seguros, cuja liderança eficaz é um testemunho de sua habilidade em impulsionar sua equipe e operações. Tatiana Lucente Campos, à frente da Tecnologia e Inovação de Produtos na Pitney Bowes, foi elogiada por sua visão inovadora e compromisso com o avanço tecnológico.

MCIO
Roberta Grünthal, Superintendente Executiva de TI e Portfólio na BB Seguros, e Tatiana Lucente Campos, Chefe de Tecnologia e Inovação de Produtos na Pitney Bowes

O prêmio MCIO Brasil 2023 reflete o compromisso contínuo com a equidade no setor de tecnologia, celebrando as conquistas das mulheres que estão moldando ativamente o futuro da tecnologia e inspirando a próxima geração de líderes femininas.

Fernanda Martins
Fernanda Martins
Formada em Letras, com pós em mídias sociais, e redatora do portal de notícias Itshow. Já escreveu para vários blogs de cultura pop, produziu conteúdo no Facebook e no Instagram sobre literatura e até escreveu algumas fanfics pela internet. Hoje, se especializa em redação e usa suas habilidades de escrita crítica e literária para trazer mais sensibilidade aos textos e continuar fazendo o que ama.
Postagens recomendadas
Outras postagens