17.6 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024
InícioTransformação digitalMicrosoft Copilot integra IA do ChatGPT ao Word, Excel, PowerPoint, Outlook e...

Microsoft Copilot integra IA do ChatGPT ao Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams

A Microsoft lançou ontem o Microsoft Copilot, que integra o ChatGPT e a tecnologia de inteligência artificial da OpenAI aos programas do Microsoft 365: Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams.

Como a ajuda desse “copiloto” os funcionários da empresa poderão gerar conteúdo e ideias a partir de dados extraídos do calendário, emails e listas de contatos, tudo usando comandos simples de linguagem natural, de uma forma bem intuitiva.

Microsoft Copilot leva o ChatGPT da OpenAI aos apps Microsoft 365
Microsoft Copilot integra IA do ChatGPT ao Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams 4

Além de ser uma novidade bem promissora, isso significa uma imensa evolução, não só em relação ao velho assistente do Office, o Clippy, mas também à assistente digital da empresa, a Cortana. Assim, o Copilot consegue gerar um rascunho de um texto no Word, uma apresentação a partir de uma simples frase no PowerPoint, ou relatórios e gráficos no Excel. 

microsoft copilot 1 1
Microsoft Copilot integra IA do ChatGPT ao Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams 5

Além disso, também é possível usar o novo assistente com IA para redigir rascunhos de emails ou manter a sua caixa de entrada sempre limpa no Outlook, além de ajudar o usuário a se preparar para uma reunião no Teams, gerando resumos de suas conversas com outras pessoas da equipe e identificando quem deve ficar com qual tarefa. 

Em uma entrevista à Bloomberg, o presidente e CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que “a mudança de piloto automático para copiloto é a próxima fase da IA”, e que essa tecnologia pode colocar nós, humanos, no centro do uso da tecnologia de inteligência artificial.

Em um release, Nadella, disse que a empresa “está aplicando o poder da IA de última geração à produtividade. Com o nosso novo Copilot para o trabalho, damos às pessoas mais autonomia e tornamos a tecnologia mais acessível através de uma interface universal: a linguagem natural”, acrescentou. 

Um assistente de IA nos apps do Microsoft 365

Microsoft Copilot: um assistente de IA no Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams!
Microsoft Copilot integra IA do ChatGPT ao Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams 6

A Microsoft conta que o Copilot System é mais do que simplesmente o ChatGPT integrado ao Microsoft 365, já que ele consegue acessar os dados e informações do seu trabalho e da sua empresa para fazer suas sugestões dentro do contexto adequado. 

Outra novidade é o Business Chat, um novo recurso que funciona como uma espécie de assistente virtual, novamente analisando todos os dados da sua empresa (acessando o seu calendário, emails, chats, documentos, reuniões e contatos) para gerar insights.

Segundo a Microsoft, o usuário está sempre no controle com o Copilot, e “decide o que manter, modificar ou descartar”. Nas palavras da empresa, ele consegue ser “mais criativo no Word, mais analítico no Excel, mais expressivo no PowerPoint, mais produtivo no Outlook e mais colaborativo no Teams.”

Clique abaixo para assistir ao vídeo de apresentação do Microsoft 365 Copilot.

Microsoft não está sozinha no uso de IA para consumidores e empresas

Vale lembrar que a Microsoft não está sozinha nessa verdadeira corrida da integração da IA generativa em produtos para consumidores e empresas, que tem sido uma grande tendência do mercado em 2023.

Além do Copilot para o Microsoft 365, a empresa também anunciou o recurso para o Power Virtual Agents, que permitirá a criação de chatbots muito mais sofisticados. 

No começo do mês a Salesforce apresentou uma solução com IA para os seus clientes, o Einstein GPT, a primeira aplicação de inteligência artificial para o CRM (Customer Relationship Management). Recentemente, a empresa e a OpenAI também integraram o ChatGPT ao Slack, para fazer resumos de conversas, pesquisas e até ajudar a redigir mensagens.

E nessa semana o Google também anunciou que vai integrar a IA ao Google Workspace, incluindo o Gmail, o Google Docs, Sheets (Planilhas) e Slides (Apresentações), mas essa funcionalidade ainda não está disponível. 

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Nick Ellis
Nick Ellis
Jornalista de tecnologia, designer de formação e um dos pioneiros da blogosfera brasileira, Nick foi o fundador e primeiro editor-chefe do TechTudo. É o criador dos sites Digital Drops e Blog de Brinquedo, além de ter sido o CEO do Meio Bit por mais de 12 anos. Tem mais de 15 anos de experiência gerenciando redações de tecnologia, além de ser redator de artigos, colunas e reviews de smartphones, TVs, tablets e notebooks, entre muitos outros produtos e serviços. Nick tem mais de uma década de experiência na cobertura das principais feiras e eventos de tecnologia do mundo como a CES, a Computex e a IFA, entre outras. Nos últimos 3 anos, foi editor de produtos, reviews e veículos no site Olhar Digital.
Postagens recomendadas
Outras postagens