23.2 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioTransformação digitalMicrosoft lança supercomputador de última geração capaz de suportar o ChatGPT

Microsoft lança supercomputador de última geração capaz de suportar o ChatGPT

A Microsoft anunciou na última segunda-feira (13) o lançamento de um supercomputador de última geração para a OpenAI, startup de inteligência artificial que recebeu um investimento de US$ 1 bilhão da empresa em 2019. A nova máquina virtual, ND H100 v5, conta com dezenas de milhares de chips gráficos A100 da Nvidia Corp., capazes de treinar modelos de IA com alta eficiência.

Parceria Microsoft e OpenAI

A parceria entre a Microsoft e a OpenAI tem o objetivo de acelerar a inovação na área de inteligência artificial e torná-la mais acessível para empresas e organizações de todos os tamanhos. Com a nova tecnologia de nuvem, a Microsoft espera oferecer suporte aos produtos de IA da OpenAI e de seus clientes, enquanto trabalha no desenvolvimento de um sucessor ainda mais avançado.

Quando a Microsoft concordou em construir um supercomputador para a OpenAI, não havia nada parecido com o que a startup precisava, e além disso existia uma falta de certeza de que poderia construir algo tão grande em seu serviço de nuvem Azure sem quebrar. Para enfrentar esse desafio, a empresa teve que encontrar maneiras de reunir dezenas de milhares de chips gráficos A100 da Nvidia Corp. – o cavalo de batalha para treinar modelos de IA – e mudar a forma como posiciona os servidores nos racks para evitar quedas de energia.

Vantagens do supercomputador

A Microsoft usa o mesmo conjunto de recursos que criou para a OpenAI para treinar e executar seus próprios grandes modelos de inteligência artificial, incluindo o novo bot de pesquisa Bing lançado no mês passado. Além disso, a empresa está apresentando a VM ND H100 v5, uma AI sob demanda em tamanhos que variam de oito a milhares de GPUs NVIDIA H100 interconectadas pela rede NVIDIA Quantum-2 InfiniBand. Os clientes verão um desempenho significativamente mais rápido para modelos de IA em comparação com as VMs ND A100 v4 de última geração.

Avanços na tecnologia de IA

O supercomputador da Microsoft para a OpenAI é uma conquista importante para a indústria de inteligência artificial, pois mostra o potencial da tecnologia de nuvem e dos chips gráficos de última geração para impulsionar a inovação. A Microsoft Azure apresenta uma série de máquinas virtuais poderosas e escalonáveis ​​para acelerar a IA generativa, o que permite que as empresas tenham acesso a uma ampla gama de recursos de IA para resolver problemas complexos de negócios.

Com a parceria entre a Microsoft e a OpenAI, é possível que a tecnologia de inteligência artificial avance ainda mais rapidamente e seja aplicada em uma variedade ainda maior de setores, desde a saúde até a logística e a indústria de manufatura. À medida que a demanda por soluções de IA escaláveis ​​e eficientes cresce, a tecnologia de nuvem e o processamento de dados em tempo real se tornam ainda mais importantes para ajudar as empresas a obter insights valiosos e a tomar decisões informadas.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens