A Microsoft anunciou na última segunda-feira (13) o lançamento de um supercomputador de última geração para a OpenAI, startup de inteligência artificial que recebeu um investimento de US$ 1 bilhão da empresa em 2019. A nova máquina virtual, ND H100 v5, conta com dezenas de milhares de chips gráficos A100 da Nvidia Corp., capazes de treinar modelos de IA com alta eficiência.
Parceria Microsoft e OpenAI
A parceria entre a Microsoft e a OpenAI tem o objetivo de acelerar a inovação na área de inteligência artificial e torná-la mais acessível para empresas e organizações de todos os tamanhos. Com a nova tecnologia de nuvem, a Microsoft espera oferecer suporte aos produtos de IA da OpenAI e de seus clientes, enquanto trabalha no desenvolvimento de um sucessor ainda mais avançado.
Quando a Microsoft concordou em construir um supercomputador para a OpenAI, não havia nada parecido com o que a startup precisava, e além disso existia uma falta de certeza de que poderia construir algo tão grande em seu serviço de nuvem Azure sem quebrar. Para enfrentar esse desafio, a empresa teve que encontrar maneiras de reunir dezenas de milhares de chips gráficos A100 da Nvidia Corp. – o cavalo de batalha para treinar modelos de IA – e mudar a forma como posiciona os servidores nos racks para evitar quedas de energia.
Vantagens do supercomputador
A Microsoft usa o mesmo conjunto de recursos que criou para a OpenAI para treinar e executar seus próprios grandes modelos de inteligência artificial, incluindo o novo bot de pesquisa Bing lançado no mês passado. Além disso, a empresa está apresentando a VM ND H100 v5, uma AI sob demanda em tamanhos que variam de oito a milhares de GPUs NVIDIA H100 interconectadas pela rede NVIDIA Quantum-2 InfiniBand. Os clientes verão um desempenho significativamente mais rápido para modelos de IA em comparação com as VMs ND A100 v4 de última geração.
Avanços na tecnologia de IA
O supercomputador da Microsoft para a OpenAI é uma conquista importante para a indústria de inteligência artificial, pois mostra o potencial da tecnologia de nuvem e dos chips gráficos de última geração para impulsionar a inovação. A Microsoft Azure apresenta uma série de máquinas virtuais poderosas e escalonáveis para acelerar a IA generativa, o que permite que as empresas tenham acesso a uma ampla gama de recursos de IA para resolver problemas complexos de negócios.
Com a parceria entre a Microsoft e a OpenAI, é possível que a tecnologia de inteligência artificial avance ainda mais rapidamente e seja aplicada em uma variedade ainda maior de setores, desde a saúde até a logística e a indústria de manufatura. À medida que a demanda por soluções de IA escaláveis e eficientes cresce, a tecnologia de nuvem e o processamento de dados em tempo real se tornam ainda mais importantes para ajudar as empresas a obter insights valiosos e a tomar decisões informadas.
Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.