28.9 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024
InícioLiderança de TIO futuro é agora: as principais tendências em TI para 2024

O futuro é agora: as principais tendências em TI para 2024

Como em todo começo de ano, profissionais e empresas refletem sobre as projeções e tendências que moldarão o panorama da Tecnologia da Informação (TI) e Telecomunicações no Brasil. 

O relatório “IDC Predictions Brazil 2024”, divulgado em fevereiro deste ano, traz insights valiosos sobre o futuro de ambos os setores. É importante compreendermos e anteciparmos as mudanças que darão norte à indústria e ao nosso cotidiano nos próximos anos.

O destaque inicial do material do IDC recai sobre a crescente utilização de Cloud em ambientes híbridos, impulsionando empresas a migrar dados para a nuvem. Com a previsão de que o universo global de dados ultrapassará 157 ZB em 2024, dos quais quase 25% já na nuvem, torna-se claro que as organizações estão repensando suas estratégias de dados.

Para muitas empresas, a efetiva utilização desses dados é importante para criar produtos, personalizar serviços e gerar novas receitas. Nesse contexto, o relatório destaca que 41% das companhias consideram tecnologias como inteligência artificial (IA), inteligência artificial generativa (GenAI) e Analytics essenciais para atingir seus objetivos de negócio.

Outro insight relevante é a importância da evolução da IA nas soluções de segurança. O relatório sublinha que 50% das companhias colocarão a cibersegurança no topo de suas prioridades estratégicas em 2024. 

O avanço exponencial das ameaças cibernéticas impulsionará o uso da IA nas soluções de segurança, otimizando a capacidade de detecção e resposta rápida. Para não se tornarem alvo, as corporações dependerão cada vez mais de parceiros de serviços e fabricantes para otimizar o uso dessas soluções.

tendências em TI
Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA)

Ao analisar o material do IDC, nota-se também a necessidade de soluções de gestão capazes de orquestrar automação e dados para garantir a competitividade das empresas, uma vez que as áreas de negócio irão exigir recursos para suporte à decisão baseados na totalidade de seus dados. Estima-se que as soluções de gestão representarão um mercado de US$5,6 bilhões este ano no Brasil.

A previsão final destaca o desafio da GenAI em gerar valor efetivo às empresas. A falta de uma cultura de dados estabelecida, bem como governança e curadoria, é apontada como obstáculo para aplicar a IA nos negócios. 

Portanto, a qualidade dos dados torna-se fundamental e as companhias terão que enfrentar o desafio de explorar um ecossistema de tecnologias para obter valor concreto.

Já no cenário de redes móveis privativas, a previsão é de que elas alcancem mais verticais de negócios e se tornem realidade para mais empresas. De acordo com o relatório, novas implementações de redes móveis privativas devem superar os US$220 milhões em 2024 somente nas linhas de infraestrutura wireless, serviços profissionais e serviços gerenciados.

A tendência de crescimento de internet das coisas (IoT), infraestrutura automatizada e dados próximos da origem é apontada como uma previsão, pois com parte dos 157 ZB concentrados nos endpoints e Edge Computing as empresas precisarão lidar com a complexidade de gerir arquiteturas cada vez mais hiperconectadas.

Finalmente, a chegada da IA aos devices é destacada como uma tendência que fortalecerá a atualização da base instalada no segmento corporativo. A incorporação de tecnologia em smartphones, notebooks, tablets e outros dispositivos trará benefícios como melhor gerenciamento de bateria, maior autonomia e atributos de segurança aprimorados.

Em síntese, o relatório do IDC proporciona uma visão abrangente do panorama tecnológico brasileiro em 2024. A colaboração entre setores do mercado, a disseminação de informações de qualidade sobre as tecnologias emergentes que já estão entre nós e a busca contínua pela inovação serão os pilares que nos permitirão liderar e prosperar nesta nova era digital.

Cleyton Ferreira
Cleyton Ferreira
Especialidades: negociação, compras, Servidores, Storage, Virtualização, Monitoramento, Sistemas operacionais, gerente de equipe de sistema, teleom de rede e administração de banco de dados. Desenhar soluções de alta disponibilidade. Centro de dados. Gestão de TI, ITIL, banco de dados e aplicação.
Postagens recomendadas
Outras postagens