Em um cenário global de crescentes ameaças cibernéticas, o Brasil se destaca pela atenção dada à segurança digital. Segundo a mais recente pesquisa “Digital Trust Insights 2023” da PwC, 75% dos executivos nacionais de TI e negócios planejam intensificar seus investimentos em cibersegurança no próximo ano, um índice que ultrapassa a média mundial de 65%. O estudo, que consultou 3.500 líderes globais, incluindo brasileiros, revela uma tendência de fortalecimento da segurança digital no país.
Eduardo Batista, sócio da PwC Brasil, ressalta que a alta administração brasileira tem se mostrado cada vez mais atenta a essa questão, especialmente após eventos cibernéticos de grande impacto. A pesquisa também aponta que, embora 72% dos entrevistados no Brasil tenham identificado ameaças significativas, a maioria conseguiu prevenir danos operacionais.
No entanto, os desafios persistem. Menos de 40% dos líderes conseguiram mitigar completamente os riscos que surgiram durante a pandemia. Além disso, as preocupações para 2023 incluem atividades cibercriminosas, hacktivistas e ameaças via dispositivos móveis. Notavelmente, as ameaças na nuvem cresceram quase 40%, tanto no Brasil, quanto globalmente.
Os setores também apresentam suas especificidades. Por exemplo, a indústria financeira está 9% mais preocupada com ataques via dispositivos móveis do que a de saúde. E, em meio a esses desafios, 63% dos consultados brasileiros veem os CISOs como catalisadores da transformação digital, superando a média global de 44%.