23.2 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024
InícioCibersegurançaPwC: estudo revela que executivos priorizam investimentos em cibersegurança em 2023

PwC: estudo revela que executivos priorizam investimentos em cibersegurança em 2023

Em um cenário global de crescentes ameaças cibernéticas, o Brasil se destaca pela atenção dada à segurança digital. Segundo a mais recente pesquisa “Digital Trust Insights 2023” da PwC, 75% dos executivos nacionais de TI e negócios planejam intensificar seus investimentos em cibersegurança no próximo ano, um índice que ultrapassa a média mundial de 65%. O estudo, que consultou 3.500 líderes globais, incluindo brasileiros, revela uma tendência de fortalecimento da segurança digital no país.

Eduardo Batista, sócio da PwC Brasil, ressalta que a alta administração brasileira tem se mostrado cada vez mais atenta a essa questão, especialmente após eventos cibernéticos de grande impacto. A pesquisa também aponta que, embora 72% dos entrevistados no Brasil tenham identificado ameaças significativas, a maioria conseguiu prevenir danos operacionais.

No entanto, os desafios persistem. Menos de 40% dos líderes conseguiram mitigar completamente os riscos que surgiram durante a pandemia. Além disso, as preocupações para 2023 incluem atividades cibercriminosas, hacktivistas e ameaças via dispositivos móveis. Notavelmente, as ameaças na nuvem cresceram quase 40%, tanto no Brasil, quanto globalmente.

Os setores também apresentam suas especificidades. Por exemplo, a indústria financeira está 9% mais preocupada com ataques via dispositivos móveis do que a de saúde. E, em meio a esses desafios, 63% dos consultados brasileiros veem os CISOs como catalisadores da transformação digital, superando a média global de 44%.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens