É evidente que a demanda por profissionais da tecnologia da informação é grande, e a oferta é proporcionalmente inversa. Mas fica evidente também, que existem, sim – ainda que não na quantidade ideal – bons profissionais neste setor.
De acordo com dados do Monitor de Empregos e Salários da Brasscom, só no primeiro semestre de 2022, foram contratados mais de 76 mil profissionais de TI, o que representa cerca de 12 mil contratações mensais. Ou seja, existe um mercado em constante crescimento e evolução, que precisa de bons especialistas para atuar junto dele.
Mas afinal, como analisar se aqueles profissionais são realmente bons? É aqui que entra a habilidade dos recrutadores, que precisam saber compreender e identificar, não somente as competências técnicas do profissional, mas também suas competências interpessoais, emocionais, sociais e tudo mais que envolve as habilidades chamadas de “soft skills”.
O que são as soft skills e como se aplicam no mercado de TI?
Damos o nome de “soft skills” para o conjunto de habilidades interpessoais, ou seja, habilidades que vão além da técnica. O profissional precisa se comportar e lidar com as outras pessoas na mesma medida em que ele é competente e sabe trabalhar com as técnicas sólidas para garantir bons resultados.
Dentro do setor de Tecnologia da Informação, as soft skills são extremamente importantes – ainda que não pareça. Como headhunter há mais de 18 anos, e na maior parte da minha carreira, atuando neste setor de TI, eu carrego uma percepção de que existe um certo preconceito – ou talvez possamos chamar de estereótipo – com o profissional da área de Tecnologia da Informação, que leva fama de inteligente, dedicado, esforçado, mas que, para que essas qualidades se acentuem, ele é necessariamente isolado das pessoas, não gosta de conversar, é introspectivo e sem habilidades sociais.
Mas será que realmente é assim? O bom profissional de TI tem que saber se comunicar muito bem com os outros, para abordar assuntos complexos da forma mais simples possível, quando necessário; além disso, o profissional de TI precisa saber trabalhar em equipe e se dar bem com as pessoas que trabalham junto dele; precisa se adaptar – afinal, o mercado de tecnologia está sempre se transformando – e saber gerenciar crises, liderar times e muitos outros pontos de atenção.
Tudo isso que citei, são exemplos de soft skills; habilidades interpessoais, que vão além da técnica de saber trabalhar com a tecnologia, mas que fazem toda a diferença dentro de uma empresa e, claro, nos resultados.
Será que os recrutadores sabem analisar essas habilidades?
Como o próprio título deste artigo sugere, o recrutador que não analisa soft skills deixa passar grandes oportunidades no setor de TI. Isso significa que, de nada adianta o profissional ser completo e ter, além de toda capacidade técnica, também as habilidades interpessoais que casam com a vaga, se o recrutador não sabe analisar aquilo; ou, pior ainda, se o recrutador não vê a importância dessas habilidades.
Portanto, como eu sempre falo em minhas redes sociais e em meus artigos, o recrutador de hoje precisa parar de achar que recrutar para o setor de tecnologia é fazer entrevistas meramente técnicas e objetivas! Claro, ser objetivo é necessário (e eu mesma defendo a objetividade nas entrevistas), mas é preciso ir além, e abordar questões que provoquem respostas também pessoais daqueles profissionais, para que seja possível identificar as soft skills ali.
Em resumo, o que eu quero deixar evidenciado neste artigo, é o fato de que existem ótimos profissionais que podem suprir as demandas do mercado, mas que para que isso aconteça, os recrutadores precisam aprender a analisar as habilidades interpessoais, para além de meramente saber se eles são bons tecnicamente.Não confunda: as duas coisas são importantes: em uma entrevista e processo seletivo considere (com certeza) as habilidades técnicas do candidato; mas, para além delas, considere também as soft skills, afinal, se o profissional tem as habilidades interpessoais necessárias, isso já é um grande passo para chegar perto de conquistar o cargo e colaborar com o crescimento da empresa!