17.6 C
São Paulo
sexta-feira, junho 21, 2024
InícioCibersegurançaRelatório da Akamai revela ameaças cibernéticas em redes corporativas e domésticas

Relatório da Akamai revela ameaças cibernéticas em redes corporativas e domésticas

A segurança cibernética é uma preocupação constante, tanto para redes corporativas quanto para redes domésticas, e com a crescente sofisticação dos ataques cibernéticos, é essencial que as organizações e indivíduos estejam cientes das ameaças predominantes e adotem medidas para se protegerem. 

Relatório da Akamai revela ameaças cibernéticas em redes corporativas e domésticas
Relatório da Akamai revela ameaças cibernéticas em redes corporativas e domésticas 4

O relatório “Attack Superhighway: A Deep Dive on Malicious DNS Traffic” da Akamai Technologies mostra que algumas das ameaças mais preocupantes incluem ataques C2 (comando e controle desconhecido), dispositivos de armazenamento conectados à rede vulneráveis, além do surto de malware FluBot.

Ataques C2 mostra que ataque está acontecendo ou acabou de ocorrer

Relatório da Akamai revela ameaças cibernéticas em redes corporativas e domésticas
Relatório da Akamai revela ameaças cibernéticas em redes corporativas e domésticas 5

O tráfego C2 é um sinal de que um ataque está em andamento ou alguma violação ocorreu. Cerca de 10% a 16% das organizações encontraram ataques C2 em sua rede em um determinado trimestre.

O estudo também revelou que 26% dos dispositivos afetados entraram em contato com domínios C2 conhecidos do IAB (Initial Access Broker), incluindo domínios relacionados a Emotet e Qakbot. Os IABs representam um grande risco para as organizações, pois sua função principal é realizar a violação inicial e vender acesso a grupos de ransomware e outros grupos cibercriminosos.

Dispositivos de armazenamento conectados também correm riscos

Dispositivos de armazenamento conectados à rede, como discos rígidos e dispositivos NAS, também são alvos comuns para os invasores. Por meio do QSnatch, os invasores podem comprometer esses dispositivos e colocar backups e dados confidenciais em risco de serem roubados ou comprometidos.

O setor de manufatura é particularmente vulnerável a esses tipos de ataques, representando 30% das organizações afetadas. Isso destaca as implicações reais dos ataques cibernéticos, como problemas na cadeia de suprimentos e interrupções na vida cotidiana.

Malware FluBot é mais uma ameaça, aponta relatório da Akamai

Outra ameaça crescente é o malware FluBot, que está afetando a Europa, América Latina e Ásia. O malware se espalha por meio de mensagens móveis usando técnicas de engenharia social e, uma vez instalado, tenta se propagar ainda mais e roubar as credenciais bancárias da vítima.

Relatório da Akamai revela ameaças cibernéticas em redes corporativas e domésticas
Relatório da Akamai revela ameaças cibernéticas em redes corporativas e domésticas 6

Finalmente, o aumento significativo de tráfego de ataque em redes domésticas pode ser correlacionado com malware móvel e botnets em dispositivos IoT (Internet das Coisas). Esses ataques geralmente envolvem dispositivos vulneráveis, como roteadores, câmeras de segurança e dispositivos de automação residencial.

Confira o relatório na íntegra clicando aqui.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Erika Rodrigues
Erika Rodrigues
Sou repórter e redatora no Itshow. Já produzi diversas matérias como jovem repórter do Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV, onde também fiz parte da equipe de apuração da Agência Record, abastecendo os principais jornais da casa, além do portal R7. Com dedicação e comprometimento, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de crescimento em carreira.
Postagens recomendadas
Outras postagens