Em seu evento GTC 2023 para desenvolvedores, a Nvidia apresentou três novos serviços Cloud da empresa desenvolvidos para a criação e treinamento de modelos de inteligência artificial generativa, em um pacote chamado AI Foundations, com o NeMo, o Picasso e o BioNeMo, cada um com seu propósito específico.
A expectativa da Nvidia é que as empresas e organizações usem as ferramentas do AI Foundations para criar seus próprios serviços e modelos de IA, personalizados para os seus clientes, usando as informações e o conteúdo de cada empresa.
Nas palavras da Nvidia, as ferramentas da AI Foundations servirão para “criar, refinar e operar grandes modelos de linguagem personalizados e modelos de IA generativa treinados em seus dados proprietários, e criados para suas funções de domínio específicas”.
Conheça os AI Foundations da Nvidia
O primeiro dos três serviços Cloud é o Nvidia NeMo, que cria grandes modelos de linguagem (LLM, large language model), assim uma empresa poderá desenvolver algo similar ao ChatGPT, mas voltado para o uso dos seus clientes, usando os seus próprios dados como base de treinamento.
Segundo a Nvidia, o NeMo oferece uma hiper personalização para o desenvolvimento de modelos de linguagem inteligentes. A Nvidia quer usar o serviço para acessar e recuperar os dados corporativos não explorados, também chamados de dados sombrios (Dark Data).
Além disso, o NeMo também pode ser usado para aplicar proteções para que suas aplicações de IA generativa não gerem opiniões fora de sua área de especialização. Clique abaixo para assistir a um vídeo de apresentação do serviço.
O segundo serviço é o Nvidia Picasso, que gera imagens, vídeos e aplicações 3D com IA generativa, para que empresas criem seus próprios modelos de IA para criação de imagens e vídeos, como o Stable Diffusion, o Dall-E 2 e o Midjourney fazem com imagens, e o Gen-2 da Runway faz com vídeos.
O terceiro serviço do AI Foundations é o Nvidia BioNeMo, um serviço para pesquisa biomolecular que pode ser usado para a descoberta de medicamentos, com modelos e ferramentas para predição de estrutura de proteínas e geração de pequenas moléculas, predições de propriedades e encaixe de moléculas.
Parcerias com Adobe, Getty Images e Shutterstock
A Nvidia anunciou uma parceria com a Adobe para a criação de modelos de IA com o Nvidia Picasso. Esses modelos serão lançados em apps do Adobe Cloud como Photoshop, Premiere Pro e After Effects, e também no Nvidia Picasso.
Além disso, a Adobe anunciou hoje o Firefly, novo modelo de IA para criação de imagens a partir de prompts de texto, treinado apenas com imagens com licenças livres, assim os usuários não precisam se preocupar em infringir os direitos dos criadores.
A Nvidia fez uma parceria com a Getty Images para a criação de um modelo de IA generativa usando o Picasso, treinado com o conteúdo do banco de imagens, e com todo o lucro gerado indo para os criadores dos materiais originais, algo muito justo, e que não acontece em outros modelos de IA para criação de imagens e vídeo.
A empresa também está trabalhando com a Shutterstock para treinar um modelo de texto para 3D usando o Picasso para simplificar a criação de modelos 3D detalhados, reduzindo o tempo necessário de dias para minutos.
Segundo o release, a Shutterstock promete recompensar os artistas que tiveram seu trabalho usado no treinamento do modelo de IA através do seu fundo de contribuidores.
Usando o modelo Nvidia NeMo, a Quantiphi criou o Baioniq, que usa IA generativa (rodando em um computador virtual Nvidia DGX Cloud) para analisar e otimizar dados não estruturados.
A Quantiphi diz que ele foi desenvolvido para facilitar a adoção da IA generativa em empresas e organizações, entregando resultados imediatos após a adaptação da ferramenta ao uso de cada domínio ou caso específico de uma empresa.
Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.