17.6 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024
InícioTransformação digitalInteligência artificialNvidia lança AI Foundations, serviços para criação de modelos de IA de...

Nvidia lança AI Foundations, serviços para criação de modelos de IA de texto, imagens e vídeo

Em seu evento GTC 2023 para desenvolvedores, a Nvidia apresentou três novos serviços Cloud da empresa desenvolvidos para a criação e treinamento de modelos de inteligência artificial generativa, em um pacote chamado AI Foundations, com o NeMo, o Picasso e o BioNeMo, cada um com seu propósito específico.

A expectativa da Nvidia é que as empresas e organizações usem as ferramentas do AI Foundations para criar seus próprios serviços e modelos de IA, personalizados para os seus clientes, usando as informações e o conteúdo de cada empresa.

Nas palavras da Nvidia, as ferramentas da AI Foundations servirão para “criar, refinar e operar grandes modelos de linguagem personalizados e modelos de IA generativa treinados em seus dados proprietários, e criados para suas funções de domínio específicas”.

Conheça os AI Foundations da Nvidia

O primeiro dos três serviços Cloud é o Nvidia NeMo, que cria grandes modelos de linguagem (LLM, large language model), assim uma empresa poderá desenvolver algo similar ao ChatGPT, mas voltado para o uso dos seus clientes, usando os seus próprios dados como base de treinamento.

Segundo a Nvidia, o NeMo oferece uma hiper personalização para o desenvolvimento de modelos de linguagem inteligentes. A Nvidia quer usar o serviço para acessar e recuperar os dados corporativos não explorados, também chamados de dados sombrios (Dark Data).

Além disso, o NeMo também pode ser usado para aplicar proteções para que suas aplicações de IA generativa não gerem opiniões fora de sua área de especialização. Clique abaixo para assistir a um vídeo de apresentação do serviço.

O segundo serviço é o Nvidia Picasso, que gera imagens, vídeos e aplicações 3D com IA generativa, para que empresas criem seus próprios modelos de IA para criação de imagens e vídeos, como o Stable Diffusion, o Dall-E 2 e o Midjourney fazem com imagens, e o Gen-2 da Runway faz com vídeos.

O terceiro serviço do AI Foundations é o Nvidia BioNeMo, um serviço para pesquisa biomolecular que pode ser usado para a descoberta de medicamentos, com modelos e ferramentas para predição de estrutura de proteínas e geração de pequenas moléculas, predições de propriedades e encaixe de moléculas.

Parcerias com Adobe, Getty Images e Shutterstock

A Nvidia anunciou uma parceria com a Adobe para a criação de modelos de IA com o Nvidia Picasso. Esses modelos serão lançados em apps do Adobe Cloud como Photoshop, Premiere Pro e After Effects, e também no Nvidia Picasso.

Além disso, a Adobe anunciou hoje o Firefly, novo modelo de IA para criação de imagens a partir de prompts de texto, treinado apenas com imagens com licenças livres, assim os usuários não precisam se preocupar em infringir os direitos dos criadores.

A Nvidia fez uma parceria com a Getty Images para a criação de um modelo de IA generativa usando o Picasso, treinado com o conteúdo do banco de imagens, e com todo o lucro gerado indo para os criadores dos materiais originais, algo muito justo, e que não acontece em outros modelos de IA para criação de imagens e vídeo.

A empresa também está trabalhando com a Shutterstock para treinar um modelo de texto para 3D usando o Picasso para simplificar a criação de modelos 3D detalhados, reduzindo o tempo necessário de dias para minutos.

Segundo o release, a Shutterstock promete recompensar os artistas que tiveram seu trabalho usado no treinamento do modelo de IA através do seu fundo de contribuidores.

Usando o modelo Nvidia NeMo, a Quantiphi criou o Baioniq, que usa IA generativa (rodando em um computador virtual Nvidia DGX Cloud) para analisar e otimizar dados não estruturados.

A Quantiphi diz que ele foi desenvolvido para facilitar a adoção da IA generativa em empresas e organizações, entregando resultados imediatos após a adaptação da ferramenta ao uso de cada domínio ou caso específico de uma empresa.

Assine nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos do Itshow em sua caixa de entrada.

Nick Ellis
Nick Ellis
Jornalista de tecnologia, designer de formação e um dos pioneiros da blogosfera brasileira, Nick foi o fundador e primeiro editor-chefe do TechTudo. É o criador dos sites Digital Drops e Blog de Brinquedo, além de ter sido o CEO do Meio Bit por mais de 12 anos. Tem mais de 15 anos de experiência gerenciando redações de tecnologia, além de ser redator de artigos, colunas e reviews de smartphones, TVs, tablets e notebooks, entre muitos outros produtos e serviços. Nick tem mais de uma década de experiência na cobertura das principais feiras e eventos de tecnologia do mundo como a CES, a Computex e a IFA, entre outras. Nos últimos 3 anos, foi editor de produtos, reviews e veículos no site Olhar Digital.
Postagens recomendadas
Outras postagens