23.2 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024

Software Development

SLA: o que é e quais seus benefícios no setor de TI

SLA ou Acordo de Nível de Serviço, é um contrato entre duas partes que descreve os serviços e as expectativas de cada parte. Ele...

Edge Computing: o que é, exemplos e como funciona essa tecnologia

A Edge Computing (Computação de borda, em português),  é uma tecnologia que permite que os dados sejam processados ​​na borda da rede, em vez...

Desenvolvimento de softwares

O que é desenvolvimento de softwares?

Desenvolvimento de software é o processo de criação e manutenção de programas e aplicativos para computadores, dispositivos móveis e outros dispositivos eletrônicos. Ele inclui a concepção, codificação, testes, implantação e manutenção do programa. Sua área interdisciplinar combina conhecimentos de diferentes áreas, como matemática, ciência da computação, engenharia e design. Existem diferentes metodologias e abordagens para o desenvolvimento de software, como o desenvolvimento ágil, desenvolvimento orientado a objetos e desenvolvimento baseado em componentes. O objetivo final é produzir software que atenda às necessidades do cliente e que seja fácil de usar, escalável, seguro e estável.

Competências de desenvolvimento de software

O desenvolvimento de software é o processo de criação e manutenção de programas de computador. Para atuar nessa área é necessário conhecimento em uma ou mais linguagens de programação, habilidade para escrever código limpo e eficiente, compreensão de algoritmos e estruturas de dados, conhecimento de sistemas operacionais e arquitetura de computadores, habilidade para trabalhar em equipe, habilidade para se comunicar eficazmente e conhecimento de metodologias ágeis e processos de desenvolvimento de software.  Além disso, as habilidades necessárias podem variar de acordo com a função dos programadores.

Desenvolvedor Front-end

Desenvolvedor Front-end é o profissional que se concentra no desenvolvimento da interface e da experiência do usuário de um website ou software. Eles trabalham com linguagens de marcação – como HTML, CSS e JavaScript – para criar a estrutura e a aparência do site ou aplicativo. Os desenvolvedores front-end são responsáveis por garantir que o produto digital seja fácil de usar, acessível e responsivo, adaptando-se a diferentes tamanhos de tela. Eles também trabalham para garantir que o software carregue rapidamente e funcione bem em diferentes dispositivos. Eles geralmente trabalham em equipe com outros desenvolvedores, como desenvolvedores back-end, designers e gerentes de projeto, tudo isso para que o site ou software atenda às necessidades dos usuários e dos negócios, conforme a análise de requisitos levantados. Os desenvolvedores front-end também precisam estar atualizados com as últimas tendências e tecnologias da área. Isso ajuda nas iterações e faz com que os softwares sejam competitivos e ofereçam uma boa experiência para os usuários.

Desenvolvedor Back-end

É o desenvolvedor que trabalha no desenvolvimento da parte “invisível” de um website ou software. Para isso, utilizam linguagens de programação, como Java ou Python, para criar os códigos que vão cuidar da parte lógica da operação, com as funcionalidades previstas no levantamento de requisitos. São responsáveis por garantir que o site ou software funcione corretamente, lidando com tarefas como gerenciamento de banco de dados e a comunicação com os servidores. Eles também trabalham para que o site ou software seja seguro e escalável, podendo lidar com aumentos de tráfego e cargas de trabalho.

Desenvolvedor Full-Stack

Já o desenvolvedor full stack é o profissional que tem uma visão 360º e domina as principais etapas para o desenvolvimento de software, juntando as habilidades de front e back end. Ele deve conseguir trabalhar com as diferentes arquiteturas de um sistema. Isso significa que esse programador é capaz de desenvolver aplicações web completas, desde o banco de dados até a interface do usuário. Pelo seu vasto conhecimento de arquitetura de software e pela generalidade de atuação trabalhando em todas as camadas do software, eles podem ser muito valiosos para as equipes de desenvolvimento de software. É importante notar que essas são as habilidades gerais necessárias para cada tipo de desenvolvedor, mas a necessidade específica de habilidades pode variar de acordo com a empresa ou projeto.

Quais são as principais linguagens do desenvolvimento de software?

Dominar as linguagens de programação é a principal habilidade para o desenvolvedor. Atualmente existem várias linguagens e elas estão em constante atualização, devido ao avanço diário da tecnologia. A metodologia de desenvolvimento varia conforme os requisitos do projeto, por isso essa é a etapa de definição das melhores práticas para atender às expectativas tanto do negócio quanto dos usuários do produto final. As principais linguagens de programação são:

  •   Java – é uma linguagem orientada a objetos utilizada para desenvolvimento de softwares empresariais, aplicativos Android, jogos, aplicativos de desktop, entre outros. Uma das principais características do Java é que ele é uma linguagem de plataforma independente, ou seja, o código escrito em Java pode ser executado em qualquer plataforma (Windows, Linux, Mac) desde que haja uma máquina virtual Java (JVM) instalada nela.
  •   Python – também é uma linguagem de alto nível e é amplamente utilizada para inteligência artificial, aprendizado de máquina e ciência de dados. Uma das principais vantagens do Python é sua sintaxe clara e legível, que torna fácil para iniciantes aprenderem a programar.
  •   C++ – é uma linguagem de programação de sistema considerada de baixo nível, comumente utilizada para o desenvolvimento de sistemas operacionais, drivers, jogos e aplicações de desktop.
  •   JavaScript – linguagem utilizada para desenvolvimento web que permite a criação de interatividade e efeitos visuais dinâmicos em páginas da web. Também pode ser usada em conjunto com outras tecnologias, como HTML e CSS, para criar aplicações web completas. Além disso, JavaScript também pode ser usado fora do navegador, por exemplo, para automatizar tarefas de sistema e criar aplicativos de desktop e mobile com tecnologias como Node.js e React Native.
  •   C# – Desenvolvida pela Microsoft, é utilizada para desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Windows e softwares empresariais.
  •   PHP – É utilizada principalmente para desenvolvimento web, permitindo a criação de páginas dinâmicas e acesso a banco de dados.

Diferentes tipos de desenvolvimento de software

Diversos softwares podem ser desenvolvidos, sendo que eles se diferenciam de acordo com as necessidades de suas funções específicas. Veja abaixo.

Software aplicativo

Os softwares de aplicativo têm como objetivo realizar tarefas específicas para usuários finais, incluindo o processamento de texto, gerenciamento de contato, edição de vídeo, entre outros. Existem ainda os aplicativos web, usados em plataformas de compras online ou mídias sociais.

Software de sistema

Este tipo de software é projetado para gerenciar e controlar o funcionamento do computador, como sistemas operacionais, drivers, gerenciadores de dispositivos, entre outros. Eles costumam exigir uma equipe de desenvolvedores bem qualificados para executar tarefas específicas durante o processo de desenvolvimento.

Software embutido

O software embutido é projetado para ser executado em dispositivos embarcados, como smartphones, televisores, automóveis, etc. Ele geralmente é escrito em linguagens de baixo nível, como C ou Assembly, e é otimizado para usar recursos limitados de hardware e realizar tarefas como a integração do software nesses produtos, fornecendo funcionalidades a esses dispositivos.