Jayro Caner, Head de Desenvolvimento na POLISHOP e um dos 100 executivos de TI a serem seguidos em 2024, compartilhou sua visão sobre os principais desafios e inovações que marcaram o setor de Tecnologia da Informação (TI) em 2023 e suas expectativas para 2024.
Em entrevista excluvisa ao Portal Itshow, Caner destacou que o controle orçamentário rigoroso imposto pelas altas taxas de juros foi um dos principais desafios enfrentados em 2023, exigindo uma gestão financeira acurada para sustentar investimentos tecnológicos.
Para 2024, Caner enfatiza a continuidade dos desafios relacionados à captação e retenção de profissionais qualificados em TI, ressaltando a necessidade de agilidade nas entregas e a dificuldade de treinar novos talentos no ritmo exigido pelo mercado.
Ele prevê que a inteligência artificial (IA), especialmente com o advento de novos dispositivos e processadores otimizados para essas tecnologias, terá um impacto significativo no setor, impulsionando a criação de software e hardware capazes de suportar funcionalidades avançadas de IA.
Para enfrentar o desafio de talentos, Caner sugere que as empresas invistam em programas de treinamento internos e fomentem a evolução profissional, especialmente na base da pirâmide organizacional, para acelerar o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.
Baixe agora o guia de 100 líderes de tecnologia que você precisa acompanhar em 2024!
Foi destacada também importância da automação e IA para elevar a eficiência dos profissionais, tornando ferramentas como corretores ortográficos inteligentes exemplos práticos do potencial dessas tecnologias para melhorar a produtividade.
Segundo Canner, “O trabalho híbrido, remoto e presencial, se tornará cada vez mais aceita no mercado brasileiro, dada a sua eficácia em atrair talentos e a necessidade de adaptação cultural das empresas a novas realidades de gestão.”
Líderes em TI, segundo ele, devem estar atentos às novas tecnologias e promover um ambiente de aprendizado contínuo para garantir que suas equipes se mantenham atualizadas e engajadas.
Investimentos em dados e segurança foram priorizados em 2023, uma tendência que deve continuar em 2024, com um foco adicional na integração de novos canais de comercialização, como franquias, e na maximização da eficiência operacional. Caner também enfatiza a importância da parceria com provedores de tecnologia e a educação contínua em cibersegurança para preparar as empresas para os desafios futuros.
A perspectiva de Caner sobre o futuro da TI reflete um equilíbrio entre a adoção de inovações tecnológicas, como a IA e a computação em nuvem, e a necessidade de fundamentar essas inovações em práticas sólidas de gestão de talentos, segurança e processos bem definidos.
Ele conclui que a inteligência artificial e a automação terão um papel cada vez mais central nas organizações, transformando a maneira como trabalhamos e gerimos a infraestrutura de TI.